Participamos do

Novas descobertas subterrâneas sobre Stonehenge surpreendem cientistas

Os cientistas precisaram de quatro anos e a ajuda de magnetômetros - detectores de metais avançados
10:23 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O complexo de pedras pré-históricas circulares de Stonehenge, na Inglaterra, era cercado por 17 monumentos, revela uma análise subterrânea do local, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 10, pelos arqueólogos.

Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no sudoeste da Inglaterra, é um dos mais famosos monumentos pré-históricos do mundo. Mas, até então, acreditava-se que não havia nada mais do que é visto ainda hoje.

Uma varredura por meio de um escâner de alta resolução dos 12 quilômetros quadrados ao redor do grupo de pedras revelou os demais monumentos, agora subterrâneos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Stonehenge é o monumento arqueológico mais emblemático do mundo, possivelmente ao lado das pirâmides egípcias", declarou o professor Vincent Gaffney, diretor do projeto, durante o Festival Britânico de Ciência em Birmingham (centro da Inglaterra).

"A maior parte da área em torno de Stonehenge é 'terra incógnita'. Nunca havia sido explorada e tudo o que pensávamos sobre Stonehenge baseia-se no que sabemos" do lugar.

"Isso vai mudar a forma como vemos Stonehenge. Não foi uma descoberta a mais sobre Stonehenge, é um passo fundamental na forma como nós o entendemos".

Os cientistas precisaram de quatro anos e a ajuda de magnetômetros - detectores de metais avançados - radares capazes de penetrar no subsolo, sensores eletromagnéticos e escâneres a laser tridimensionais.

Os monumentos descobertos teriam 6.000 anos, incluindo as estruturas acima do solo, bem como dezenas de sepulturas.

Todas as indicações são de que o complexo seria palco de rituais fúnebres complexos, incluindo a amputação de membros e de carne.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente