Participamos do

Caminhar ou andar de bicicleta até o trabalho preserva a saúde mental

Os resultados mostram que a escolha de não dirigir e começar a caminhar ou pedalar ajuda a ter uma melhor concentração e diminui a pressão do dia a dia
09:00 | Set. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nos últimos tempos, as pessoas têm optado pela bicicleta como meio de transporte. Se para alguns já estava claro que essa prática faz um bem para a saúde e é uma alternativa muito melhor para o trânsito, pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, confirmaram.

Segundo o site O Globo, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade concluiu que pessoas que pedalam ou caminham para ir até o trabalho sentem maior bem-estar e preservam a saúde mental.

Os resultados mostram que a escolha de não dirigir e começar a caminhar ou pedalar, ajuda a ter uma melhor concentração e diminui a pressão do dia a dia. Para os estudiosos, quanto mais a pessoa usa carro, pior ela se sente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além dessas práticas, o transporte público também aparece como melhor opção para a saúde. Ao contrário do que muitos costumam dizer sobre o uso dos coletivos aqui no Brasil, por exemplo, a pesquisa no Reino Unido revela que nos ônibus é possível aliviar o estresse do trajeto, lendo ou socializando, simplesmente.

Ainda segundo informações do O Globo, o principal autor da pesquisa é o estudioso Adam Martin, que, junto com a sua equipe, analisou dados recolhidos durante 18 anos, com cerca de 18 mil britânicos, com idades entre 18 e 65 anos.

A análise foi focada em aspectos da saúde psicológica, como sentimentos de infelicidade, fracasso diante dos problemas e falta de sono. Outros fatores capazes de afetar o bem-estar, como a renda familiar, os filhos, mudanças de endereço, emprego e relacionamentos, também foram investigados.

Redação O Povo Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente