PUBLICIDADE
Notícias

Humanoide é vendido no Japão para fazer companhia às pessoas

O robô foi pensado para ser cuidadoso no convívio com os humanos e é capaz de compreender mais de 1 milhão de palavras, além de expressões faciais e tom de voz

10:52 | 29/08/2014
NULL
NULL

Um robô-amigo, criado para ambientes domésticos que pode servir de companhia para as pessoas está disponível no mercado japonês, em fase de teste.

O responsável pela invenção, Kaname Hayashi, deu o nome de Pepper à sua criação, e reforçou que a função do robô não é de serviços domésticos, como passar, lavar ou varrer.

De acordo com informações do site O Globo, a nova aposta no Japão são robôs de aparência mais amigável, criados especialmente para serem usados em casa, considerados humanoides quase perfeitos.

As experiências já realizadas com outras criações semelhantes a essa, só não alcançaram mais sucesso no país porque o convívio com esses robôs inteligentes ainda não é considerado seguro, já que a maioria é grande e pesada.

Pepper, no entanto, concentra o seu potencial em uma embalagem pequena, em 1,21 metros de altura e 28kg. A engenhoca carrega equipamentos, câmeras, sensores a laser e em 3D, giroscópio, sonares e motores que garantem movimentos mais suaves.

O robô foi pensado para ser cuidadoso no convívio com os humanos. Ainda segundo o Globo, ele é capaz de compreender mais de 1 milhão de palavras, além de expressões faciais e tom de voz. Com isso, pode responder aos estímulos através de conversa, com adultos ou crianças.

Um certo atraso em relação aos outros, porém, é que Pepper não possui pernas, sendo incapaz de subir escadas e ultrapassar obstáculos. Os fabricantes garantem, no entanto, que essa característica ajuda na economia de energia, fazendo com que a bateria do robô dure até 12 horas.

A empresa que financia o projeto é uma das maiores de telefonia celular do Japão. O lançamento do robô Pepper está previsto para fevereiro do ano que vem, mas a criação já está em fase de testes nas lojas.

Redação O Povo Online

TAGS