Cientistas descobrem na Amazônia nova espécie de golfinho
Denominada Araguaia, em homenagem ao local onde foi encontrada, a espécie é a quinta conhecido em todo o mundo
Na região da Amazônia, um grupo de cientistas descobriu - pela primeira vez após a Primeira Guerra Mundial - uma nova espécie de golfinho que vive em rios. Ele foi denominado Araguaia, em homenagem ao local onde foi encontrado. A espécie é apenas o quinto tipo do animal conhecido em todo o mundo e é considerada hoje pela ciência uma das criaturas mais raras do planeta.
A revista científica "Plos One" publicou o artigo onde os estudiosos relatavam sua descendência e explicam que ele havia se separado de outras espécies que habitam os rios da América do Sul há aproximadamente dois milhões de anos. Eles também acreditam que cerca de mil golfinhos desse tipo vivem hoje na bacia do Rio Araguaia.
De acordo com a BBC News, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) reconhece hoje apenas quatro espécies de golfinhos. Três delas estão correndo risco de extinção.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente