PUBLICIDADE
Notícias

População de lobo marinho endêmico se mantém estável em Galápagos

15:50 | 12/01/2013
AFP
AFP

A população de uma espécie endêmica de lobo marinho que habita a ilha San Cristóbal, uma das principais do arquipélago equatoriano de Galápagos, se mantém estável ao crescer de 1.398 em 2011 a 1.496 em 2012, informou na última sexta-feira o Parque Nacional de Galápagos (PNG).

A reserva informou em um comunicado que um censo em San Cristóbal "reflete a estabilidade da população" de lobos marinhos da espécie Zalophus wollebaeki, que é endêmica na região insular (1.00 km à frente da costa equatoriana) e que está em plena lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) por correr risco de extinção.

Segundo a fonte, o censo foi realizado entre as dez maiores colônias dos mamíferos nesta ilha para "saber o estado atual das populações".

O PNG destacou que em 2012 foi elaborado um plano de manejo para a conservação do lobo marinho em San Cristóbal com vistas a assegurar a manutenção e recuperação de sua população, "prevendo e mitigando os impactos antropogênicos diretos e indiretos a que estão expostos".

Há trinta anos, Galápagos foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco por sua flora e fauna únicas no mundo.

As ilhas, cujo nome se inspira nas tartarugas gigantes que vivem ali, serviram de laboratório para o cientista inglês Charles Darwain, autor da teoria sobre a evolução das espécies.

 

AFP

TAGS