Participamos do

Nascimento de chimpanzé será transmitido ao vivo na internet

14:50 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
JOANESBURGO, 15 Jan 2013 (AFP) - Um santuário de primatas na África do Sul anunciou nesta terça-feira que irá transmitir ao vivo o nascimento de um pequeno chimpanzé pela internet.

A filial sul-africana do Instituto Americano Jane Goodall, com base em Nelspruit (nordeste), irá transmitir ao vivo o parto de Nina, uma chimpanzé de nove anos que foi salva de caçadores no sul do Sudão em 2007.

Já online em http://lite.wildearth.tv/chimp-eden-nina-cam, as imagens mostram Nina deitada em bambu ou brincando com uma bola. Ela pula de vez em quando em poleiros ao redor da gaiola, fora da vista da câmera.

Nina, que será uma mãe muito jovem - chimpanzés geralmente se reproduzem aos 15 anos - deve dar à luz nos próximos dias.

"Nós não sabemos se ela vai aceitar o bebê, porque ela foi tragicamente privadas de uma infância normal na natureza com sua família", explica em um comunicado o santuário que resgata e reabilita primatas vítimas de violência.

O santuário geralmente tem uma política estrita de não-reprodução de animais, mas a contracepção falhou no caso da Nina, indica a organização, observando que o pai é provavelmente um outro órfão chamado Thomas.

Neste mesmo santuário, um pesquisador americano de 26 anos foi atacado e ficou gravemente ferido por dois machos em julho. Gestores do parque e o próprio pesquisador admitiram que a vítima havia cometido "um erro", entrando de forma inapropriada no território dos chimpanzés.

Os dois agressores foram deixados vivos, os especialistas acreditam que eles se sentiram ameaçados e reagiram de forma "normal" para os chimpanzés.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente