País sem borboletas? Estudo indica declínio desses insetos nos EUA
O artigo destaca o declínio da população de borboletas nos Estados Unidos, com queda de 22% de sua abundância total entre 2000 e 2020
O rápido declínio da população de borboletas nos Estados Unidos nos últimos 20 anos foi tema de uma pesquisa publicada na quinta-feira, 6, na revista Science. A produção contabilizou dados de aproximadamente 76 mil estudos em 35 programas de monitoramento.
Os achados indicam que, entre 2000 e 2020, a abundância total de borboletas caiu 22% nas 554 espécies registradas. De acordo com a pesquisa, “os declínios em nível de espécie foram generalizados, com 13 vezes mais espécies em declínio do que em aumento”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Perder 22% das borboletas nos EUA continentais em apenas duas décadas é angustiante e mostra uma clara necessidade de intervenções de conservação em larga escala”, afirma em nota a coautora do artigo e professora na Michigan State University, Elise Zipkin.
A pesquisa ainda apontou fatores que podem ter contribuído para o declínio desses insetos no país norte-americano, como as mudanças climáticas, a perda de habitat e o uso de pesticidas.
Serra das Almas: um santuário para borboletas do Ceará | CONHEÇA
País sem borboletas? Declínio foi de 22% nos últimos 20 anos
O estudo considerou os registros de mais de 12,6 milhões de borboletas e utilizou abordagens de integração de dados para examinar como as abundâncias de borboletas foram alteradas regionalmente e individualmente.
Na prática, para cada cinco borboletas nos EUA nos anos 2000, restavam apenas quatro em 2020.
Antes da publicação norte-americana, o alerta para o declínio de borboletas também foi destacado pela organização Butterfly Conservation. Em setembro de 2024, a instituição no Reino Unido declarou uma "Emergência Nacional de Borboletas".
“No total, pouco mais de 935.000 borboletas e mariposas diurnas foram registradas no Reino Unido entre 12 de julho e 4 de agosto (de 2024), uma queda de quase 600.0000, o equivalente a mais de um terço do total de 2023”, declarou o espaço.
Quer ‘falar’ com seu gato? Estudo indica gesto para se comunicar | ENTENDA
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente