PUBLICIDADE
Checagem O POVO
NOTÍCIA

Tuíte atribuído a Carlos Bolsonaro é trecho de livro que originou Game of Thrones

Há aspectos da imagem que indicam montagem e o texto não está publicado na conta oficial de Carlos no Twitter

09:58 | 11/06/2019
(Foto: Reprodução/Facebook)

Circula nas redes sociais um print do que seria um tuíte do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Lula gigante”, “senescal perfumado” e “égua descorada” são alguns dos elementos contidos no texto do print, o que deixou os usuários confusos. O texto atribuído ao político, no entanto, é parte de uma profecia publicada no livro A Dança dos Dragões, quinto da série Crônicas de Gelo e Fogo, que originou a série de TV Game Of Thrones.

"As lâmpadas de vidro estão queimando. Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomineiro. Não acredite em nenhum deles. Lembre-se dos Imortais. Cuidado com o senescal perfumado”, diz o trecho compartilhado. No livro, a personagem Quaithe aparece para Daenerys Targaryen, quando a rainha dos dragões governava a cidade de Meereen, e fala a profecia.

No perfil do Twitter oficial de Carlos Bolsonaro não existe o trecho publicado na data que aparece no print, dia 8 de junho de 2019. O vereador não negou nem confirmou a autoria do post. Além disso, há aspectos da imagem que indicam a possibilidade de ser uma montagem, como a fonte utilizada no tuíte e espaçamentos que não condizem com o design do aplicativo.

Na postagem de um perfil do Facebook que compartilhou o print, pessoas comentavam sobre a falta de sentido da mensagem e a origem do texto. “Quer dizer que o Bolsonaro é um Targeryen?”, disse uma usuária. “Parece que digitou deixando o corretor ortográfico completar a frase”, brincou outra.

Redação O POVO Online