Participamos do

Suposto tornado em Santana do Acaraú aconteceu, na verdade, no Pará. E não foi tornado

E na verdade não foi um tornado, mas uma nuvem-funil
20:06 | Dez. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[VIDEO1]Formação de ventos circulares durante tempestade foi chamada de “tornado” e atribuída a Santana do Acaraú, município distante 242,3 km de Fortaleza. Os vídeos estão sendo encaminhados em redes sociais. Mas, na verdade, o vídeo foi gravado em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém do Pará. 

  

[FOTO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com fontes ouvidas pela Rede Liberal, afiliada da Globo no Pará, a ventania é uma nuvem-funil (já que os tornados tocam o chão). O fenômeno aconteceu no fim de semana e foi suficiente para causar estragos: algumas casas ficaram destelhadas, no município.

  

Para entender

 

 

Para a meteorologia, o fenômeno só pode ser chamado de tornado quando a coluna de ar em forma de redemoinho toca o solo. Nesse caso, aparentemente, houve apenas uma nuvem-funil. 

  

Apesar de o registro em questão não ter sido no Ceará, O POVO Online buscou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que já recebeu as imagens e analisa registros de fenômenos do tipo na região Norte do Ceará.

 

Redação O POVO Online 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags