Participamos do

Comprova: Declaração de Cid Gomes é tirada de contexto e atribuída a Haddad

O vídeo usa um trecho de uma fala e suprime a continuação, que muda o sentido do discurso
18:48 | Set. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Um post falso publicado no Facebook sugere que o homem que aparece em um vídeo afirmando que "desvio de dinheiro é natural e intrínseco ao serviço público" é o candidato à presidência da República do PT, Fernando Haddad. A informação não é verdadeira. O político na imagem - visualizada mais de duas milhões de vezes - é Cid Gomes (PDT), ex-governador do Ceará.

 


A descrição da publicação diz: “Olha a visão do candidato de Lula (Haddad), o cara que vocês irão votar a pedido do Lula, a mesma coisa de Dilma e Temer, ou talvez pior ainda”. A declaração provocou inconformidade em alguns usuários. “Ladrão safado. Natural né bandido.vamos banir VCS do Brasil corja de pilantras (sic)”, comentou um deles.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


No entanto, a declaração foi feita por Cid Gomes, ex- governador do Ceará e irmão do candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), no dia 29 de setembro de 2014, e foi tirada do seu contexto original.

O comentário sobre desvio de dinheiro foi feito em defesa a Camilo Santana (PT), que concorria pela primeira vez ao Governo do Ceará. À época, adversários estavam recuperando acusações de envolvimento do petista no caso de desvio de verbas destinadas à construção de sanitários para famílias carentes no Estado, que ficou conhecido como escândalo dos banheiros.


Camilo teve seu nome incluído no início das investigações sobre o caso porque era o secretário de Cidades quando o escândalo veio à tona. Ele sempre negou envolvimento. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), inclusive, aprovou as contas da pasta no período em que o governador era o titular.

[SAIBAMAIS]


“Desde que existiu o dinheiro, existe quem procure roubar o dinheiro (sic). A diferença entre um governo sério e um governo conivente, é que o governo sério, quando descobre, pune. E foi o que o Camilo fez quando assumiu a secretaria [de Cidades] e viu que tinha um escândalo”, disse Cid, no vídeo original, após se referir à normalidade dos desvios.


No dia 8 de agosto de 2018, o Comprova mostrou que outra frase, também atribuída a Cid Gomes, foi falsamente relacionada ao candidato Geraldo Alckmin (PSDB).


Segundo as estatísticas do Facebook, o vídeo do post enganoso foi assistido mais de 2,8 milhões de vezes e compartilhado 159 mil vezes desde que foi publicado, no dia 1º de setembro.

 

 

Esta verificação foi realizada pelo O POVO, Gazeta Online, AFP e Band News FM e confirmada pela Folha de SP, Uol e Jornal do Commercio.

 

O que é o Comprova

O Comprova é um projeto de jornalismo colaborativo, que envolve 24 veículos de imprensa de todo o País, com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Informações falsas que estejam viralizando nas redes sociais serão checadas pelos jornalistas participantes e publicadas no site projetocomprova.com.br. Para denunciar boatos, envie mensagem para o WhatsApp (11) 97795-2200.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente