Participamos do

Cariri amanhece com fortes chuvas; Várzea Alegre registra 100 mm

Cidades localizadas no Cariri cearense amanheceram alagadas e com trovoadas. O prognóstico para a quadra chuvosa cearense será divulgado nesta quarta-feira, 18
09:24 | Jan. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Choveu forte na região do Cariri cearense, entre as 7 horas de segunda-feira e as 7 horas de terça-feira, 17. As maiores precipitações no Estado chegaram a 100 mm em Várzea Alegre, 88 mm em Lavras da Mangabeira, e 77.6 mm em Milagres. Ao todo, 39* municípios registraram chuvas, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As chuvas são ocasionadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca linhas de instabilidade em todos os municípios cearenses. Em paralelo, colabora para a formação das precipitações o chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Litoral Leste do Nordeste e favorece a chuva em regiões mais centrais do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os fenômenos, no entanto, não têm relação com a quadra chuvosa, entre os meses de fevereiro e maio. A Funceme divulgará, na manhã desta quarta-feira, 18, o prognóstico da quadra chuvosa.

O El Niño (aquecimento das águas do Pacífico), que poderia influenciar em mais um ano de estiagem, não se apresentou. O La Niña (resfriamento do Pacífico) está fraco e deve perder força até a quadra chuvosa.

Sem a influência desses do El Niño e La Niña, os meteorologistas precisam analisar o Atlântico, que também está indefinido e sempre foi historicamente mais imprevisível.

As outras cidades com os maiores volumes de chuva foram Ipaumirim (70.8 mm), Potengi (70 mm), Parambu (45 mm) e Jucás (42 mm).

Nas redes sociais, internautas publicaram fotos e mensagens sobre a chuva no Cariri cearense, nesta manhã:

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO4] 

Previsão
A previsão da Funceme para os próximos três dias é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses.
 

* Registro até às 10h15min, mas os dados são atualizados ao longo do dia.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente