Defesa Civil reconhece situação de emergência em Tauá por estiagem

Além de Tauá, outras oito cidades receberam reconhecimento federal pela situação de estiagem

A Defesa Civil Nacional Nacional reconheceu nesta sexta-feira, 19, a situação de emergência em Tauá, a 347 km de Fortaleza, pelo período de estiagem que o município enfrenta. A portaria de nº 1728, de 18 de maio de 2023, foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Além de Tauá, outras oito cidades enfrentam período de estiagem, que são Casa Nova, Chorrochó e Quijingue, na Bahia; Cacimbas e Cajazeirinhas, na Paraíba; Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte; Barra do Triunfo, no Rio Grande do Sul e Curral Novo do Piauí, no Piauí.

Já os municípios de Vargem Grande e Timon, no Maranhão; Doutor Severiano, no Rio Grande do Norte; e Balneário Barra do Sul e Itapema, em Santa Catarina, tiveram emergência reconhecida pelas fortes chuvas que os atingiram. No Brasil, 1.495 municípios apresentam reconhecimento federal pela situação de emergência pelos desastres naturais registrados no país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Solicitação de recursos

As cidades que estejam em situação de emergência ou estado de calamidade pública com reconhecimento federal, podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para assistir a população atingida. A solicitação é feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

De acordo com as informações repassadas, a equipe da Defesa Civil Nacional analisa as metas e valores solicitados. Caso seja reconhecida, a portaria é publicada no Diário Oficial da União com o valor a ser disponibilizado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

defesa civil estiagem situaçao de emergencia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar