Participamos do

Sertão Central e Inhamuns têm bom registro de chuva nas últimas 24 horas

Dados parciais indicam chuva em 98 municípios
12:21 | Mai. 18, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Choveu em 98 municípios cearenses entre as 7 horas de ontem até a manhã desta sexta-feira, 18. Nesse intervalo, o maior volume de precipitação registrado foi em Solonópole, no região do Sertão Central e do Inhamuns, com 75 milímetros (mm). O segundo maior volume também foi registrado na região, em Quixadá, com 65 mm. Em seguida vem Aratuba, no Maciço de Baturité, com 64.4 mm. 

No Litoral de Fortaleza, o maior volume foi em Pacatuba, com 58 mm. A Capital teve um registro de 54.4 mm. 

Esses dados parciais são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados às 12h20min. Os indicativos são positivos em comparação com os números entre quarta e quinta-feira, quando choveu em apenas 18 municípios.
 
De acordo com a Funceme, as chuvas do intervalo das 24 horas foram provocadas pela nebulosidade associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que esteve mais próxima da costa do estado em relação aos últimos dois dias.
 
Além disso, o estado sofreu influência de um episódio de Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que são massas de nuvens que se formam neste período. “Esses sistemas (DOL) podem intensificar a convecção na região de interface continente-oceano ocasionando a ocorrência de chuvas intensas em cidades do litoral leste do Nordeste”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
[SAIBAMAIS]
Apesar da inconstância das precipitações de maio, o Ceará registra chuvas em torno da média histórica. Do início da quadra chuvosa (em fevereiro) até ontem, a Funceme registrou volume de 565.7 mm, um desvio de 5,8% abaixo da média histórica, que é 600.7 mm. Mesmo assim, Raul Fritz analisa que é “improvável” o Estado superar a média.

No restante desta sexta-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses. Para o final de semana, há possibilidade de chuva em todo o Estado. 
 
Confira as 10 maiores chuvas entre ontem e hoje:

Solonópole (Posto: Solonopole): 75.0 mm

Quixadá (Posto: Tapuiara): 65.0 mm

Aratuba (Posto: Aratuba): 64.4 mm

Jaguaretama (Posto: Serrote Branco): 59.1 mm

Pacatuba (Posto: Pacatuba): 58.0 mm

Jaguaribe (Posto: Nova Floresta): 56.6 mm

Morada Nova (Posto: Morada Nova): 56.0 mm

Fortaleza (Posto: Pici): 54.4 mm

Banabuiú (Posto: Banabuiu): 52.4 mm

Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas): 51.2 mm
[FOTO2] 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente