Prefeitura de Sobral assume gestão da Santa Casa

Intervenção da Prefeitura deve durar pelo menos seis meses

A Prefeitura de Sobral assume a gestão da Santa Casa do Município por um período mínimo de seis meses. De acordo com informações divulgadas pelo prefeito Ivo Gomes (PDT), a unidade acumula dívidas e teria interrompido a prestação de serviços às pacientes. Em junho, a unidade divulgou nota denunciando o risco de fechamento. O município assume a gestão plena do hospital a partir desta quinta-feira, 29. A responsável pela intervenção no local será a ex-secretária da saúde Regina Carvalho.

De acordo com Ivo Gomes, a gestão da Santa Casa acumula dívidas em decorrência de grave desorganização administrativa. Uma auditoria contratada pela Secretaria da Saúde de Sobral identificou paralisação de diversos serviços de saúde como exames, consultas e procedimentos. "A irresponsabilidade da gestão da Santa Casa, em um ato de completa desumanidade, interrompeu até os tratamentos de pessoas com câncer desde o último dia 23", frisou o prefeito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o decreto de intervenção, o hospital não vem conseguindo atender a contento os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e não comprova a insuficiência dos valores recebidos para custeio por ausência de transparência, relatada, inclusive, em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com a Prefeitura de Sobral, ex-gestão chegou a assinar ofícios, comunicando o encerramento do convênio com a Prefeitura, para garantir assistência hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade para a macrorregião Norte de saúde. No ano passado, conforme a Prefeitura, a Santa Casa recebeu R$ 106.197.563,41 do município e até o mês de setembro deste ano, o hospital já recebeu o valor de R$ 88.819.862,00. 

Questionada sobre as informações repassadas pela gestão de Sobral, a Santa Casa resolveu não comentar o assunto.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gestão Municipal de Sobral Ivo Gomes Santa Casa de Sobral Prefeitura de Sobral

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar