Participamos do

Ceará é destaque no Ideb e Sobral tem melhor ensino fundamental no Brasil

Bom resultado foi relativo ao Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, resultado positivo foi quase nulo em nível nacional e nenhum estado atingiu a meta
15:20 | Set. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 foram divulgados nesta segunda-feira, 3, e colocam o Ceará em posição de destaque no País. Sobral encabeça a lista das cidades com o melhor ensino fundamental.

O Estado superou com folga a meta estabelecida e continua com esse resultado pelo sexto Ideb consecutivo. Com média 6,1 obtida, foi superada a expectativa de 4,5 projetada pelo Governo Estadual.

A cidade de Sobral, a 230 km de Fortaleza, já responsável por ótimos índices nos primeiros anos do Ensino Fundamental, nesta edição também teve resultado relevante nos anos finais, alcançando a primeira posição.
 
A média do município subiu da já alta 6,7 para a marca de 7,2 neste Ideb 2017. Nos anos iniciais, as escolas de Sobral saltaram de média 8,8, em 2015, para 9,1. A média da cidade de Sobral está em patamar da educação de países desenvolvidos.
 
Outras duas cidades cearenses também aparecem bem nos rankings do Ideb 2017. Deputado Irapuan Pinheiro, com média 8,6, aparece em 3º nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Jijoca de Jericoacoara aparece com média 6,7 nos anos finais do Ensino Fundamental, ou segunda colocada da lista. Milhã é outra cidade cearense que conseguiu ficar entre as sete melhores do País nos dois rankings do Ensino Fundamental. Os resultados do Ideb estão disponíveis no 
site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
 
O Ideb é formulado e divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação. A nota é formada pela taxa de aprovação dos alunos e média de avaliações de portguês e matemática.
 
Confira ranking do Ideb 2017 por cidades no Ceará:
 
Ensino Fundamental Regular - anos iniciais (1º ao 5º ano)

1º Sobral - média 9,1
2º Deputado Irapuan Pinheiro - média 8,6
3º Mulhã - média 8,4
4º Ararendá - média 8,3
5º Catunda - média 8,2

Ensino Fundamental Regular - anos finais (6º ao 9º ano)

1º Sobral - média 7,2
2º Jijoca de Jericoacoara - média 6,7
3º Milhã - média 6,6
4º Cruz - média 6,4
5º Brejo Santo - média 6,3

Ensino Médio

1º Ararendá - média 5,3
2º Pacujá - média 5,2
3º Pacoti - média 4,8
4º Pereiro - média 4,7
5º Bela Cruz - média 4,6 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente