Participamos do

Prefeitura de Sobral nega influência nas questões de concurso que citaram obras dos Ferreira Gomes

17:41 | Ago. 02, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um concurso público realizado pela Prefeitura da cidade de Sobral (a 250 km de Fortaleza) no último dia 22, continha duas questões sobre a família Ferreira Gomes. As informações são do jornal Estadão e foram confirmadas ao O POVO Online por comissão responsável pela elaboração da prova. Prefeitura da cidade nega influência na elaboração das provas.
 
[FOTO1]
Imagens divulgadas pelo portal mostram a pergunta, que questiona qual era o governador em administração quando o Hospital Regional Norte Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior foi construído e inaugurado. Também é perguntado sobre qual prefeito construiu um museu na cidade. O hospital citado leva o nome do pai de Ciro, Cid e Ivo Gomes, este último sendo o atual prefeito de Sobral.
 
Ao O POVO Online, a Prefeitura da cidade informou, por meio de nota, apenas que a competência pela elaboração da prova é da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). "O concurso é de organização da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Por favor, procurar a Uece para qualquer esclarecimento quanto ao certame", disse a nota.
 
A reportagem entrou em contato com a CEV da Uece, que reforçou o posicionamento da Prefeitura e afirmou que as perguntas foram elaboradas pela banca de professores, isentando a Prefeitura de Sobral "de qualquer responsabilidade sobre esse procedimento do concurso".
 
Na nota enviada, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) esclarece que foi contratada pela Prefeitura Municipal de Sobral para a realização do concurso e que, na elaboração do caderno de provas da disciplina "História de Sobral", que continha 10 questões (5 em cada um dos dois cadernos de prova, divididos entre os dois dias de aplicação do concurso), onde constavam duas questões que fazem "referência a políticos com atuação em Sobral". Essas perguntas, segundo a Fundação, foram tecnicamente elaboradas baseadas no conteúdo programático.

"Ressaltamos que os fatos históricos relacionados a um município não estão dissociados da ação dos políticos com a atuação na região em que o município está incluído, não podendo ser o Município de Sobral uma exceção", diz um dos trechos da nota.

A CEV ressalta também que organizou recentemente concursos para dois outros municípios do Ceará e nas provas constaram questões que falavam de políticos com atuação em tais municípios, "não sendo nesta ocasião feito qualquer questionamento sobre essas questões das provas destes concursos".

"As bancas de elaboração de questões de concursos organizados pela CEV/UECE são compostas por profissionais habilitados, com autonomia para realizar seus trabalhos sem nenhuma ideologia política ou partidária que possa beneficiar, favorecer ou prejudicar a imagem de políticos de qualquer vinculação partidária", continua a nota, que é finalizada com a CEV assumindo a responsabilidade quanto à qualidade técnica das questões elaboradas, ficando a Prefeitura de Sobral isenta de qualquer responsabilidade sobre esse procedimento do concurso. 
 
O concurso prevê a contratação de 124 novos servidores de nível superior, além da formação de cadastro de reserva. Os candidatos aprovados e convocados atuarão em regime de trabalho de até 40 horas semanais, com remunerações que variam entre R$ 2.396,06 e R$ 13.778,08.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente