Participamos do

Moradores de Senador Pompeu denunciam rachadura em barragem; veja o vídeo

Em vídeo publicado nas redes sociais, pessoas mostram fenda tomando quase totalmente a barragem; Dnocs afirma conhecer o problema
20:52 | Abr. 02, 2018
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pessoas que moram próximo à barragem do Patu, em Senador Pompeu, a 226 km de Fortaleza, estão preocupados com o estado de conservação do reservatório. Em vídeo gravado e postado no Facebook, moradores mostram uma fenda que divide quase totalmente a barragem. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs - confirmou que já está a par do problema. Já a Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH) informa que enviará nesta terça-feira, 3, uma equipe ao local para verificar a situação.
 
[VIDEO1] 
 
No vídeo de denúncia, pessoas chegam a colocar gravetos na rachadura mensurando a profundidade. É possível ouvir questionamentos ao Dnocs quanto ao estado de conservação da barragem.

Em nota, a instituição afirma que "providências estão sendo tomadas". Segundo o departamento federal, as obras de recuperação da barragem Patu estão inseridas no Programa de Segurança de Barragens (Prosb).

"O programa tem o objetivo de adequar a gestão de segurança estrutural e hídrica das barragens estratégicas, visando à redução de risco de desastres e manutenção do abastecimento de água", explica sobre o Prosb.
 
Problema antigo 
O relatório mais recente sobre segurança de barragens feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), publicado em 2016, havia apontado quatro reservatórios federais do Ceará, administrados pelo Dnocs, em estado de alerta. Entre os açudes e barragens que mereciam atenção devido ao seu estado estrutural, estava a barragem Patu, em Senador Pompeu.

Em nível de atenção foram verificados outros 15. De um total de 21 açudes vistoriados, somente dois estavam em estado de normalidade.
 
O Relatório de Segurança de Barragens foi o primeiro estudo realizado após o desastre da barragem da Samarco, em Mariana-MG, que resultou no maior desastre ambiental da história do Brasil, deixando 19 mortos. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente