Audiência irá discutir medidas sanitárias e abatedouros clandestinos em Senador Pompeu

Reunião irá tratar da condição das carnes vendidas no mercado público da cidade e a existência de abatedouros clandestinos após a interdição do equipamento municipal

15:59 | Jul. 08, 2025

Por: Kleber Carvalho
Praça Marcone Borges Pereira homenageia o ex-prefeito da cidade (foto: Reprodução/Anuário do Ceará)

O município de Senador Pompeu, distante 282 quilômetros (km) de Fortaleza, passará por uma audiência pública durante a próxima terça-feira, 15, para discutir questões sanitárias e de meio ambiente. Promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) a reunião terá como pautas a venda de carnes no Mercado de Feiras e Eventos Acrísio da Silva Jácome e possíveis abatedouros clandestinos na cidade.

LEIA TAMBÉM: Eusébio inicia calendário esportivo com competições para todas as idades; veja como se inscrever

A audiência foi motivada por fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa) que identificou irregularidades na exposição e armazenamento das peças no mercado público da cidade. De acordo com o MPCE, também foram registrados flagrantes de moradores do município sobre as más condições sanitárias do espaço.

Também está sendo investigada a existência de abatedouros de animais clandestinos no município. Os locais estariam funcionando como alternativa ao abatedouro municipal de animais, atualmente interditado.

Foram notificados a participar da audiência pública como representantes do município a prefeita de Senador Pompeu, Márcia Lima (PSB), a vice, Ironeide Vidal e o secretário municipal de Meio Ambiente, Audir Carmo (PSB).

Deverão comparecer ainda membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul; do Conselho Regional de Medicina Veterinária; da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará; e da Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu (Cosena).

Responderão sobre os abatedouros clandestinos o coordenador da Visa e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e dos usuários do mercado central e do comércio local.

Também foram convidados vereadores, representantes da sociedade civil, de entidades sindicais, de organizações não governamentais, juízes de direito, promotores de Justiça e defensores públicos com atuação em Senador Pompeu, entre outros.

A audiência será realizada na Câmara Municipal de Senador Pompeu, no bairro Fátima, a partir das 9 horas da manhã. O evento é aberto ao público.

LEIA TAMBÉM: Mais de R$ 50 milhões são bloqueados em operação contra desvio de recursos públicos no Ceará