Receita Federal impede exportação ilegal de madeira do Pecém para os Estados Unidos

A madeira apreendida pelo órgão não tinha permissão ambiental válida para exportação

A Receita Federal apreendeu na manhã desta quarta-feira, 13, dois contêineres com 51.000 kg de madeira nativa do tipo Ipê. Apreensão ocorreu no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A carga era declarada como exportação de madeira exótica, mas apresentava suspeitas de ser madeira nativa. A Receita então solicitou que os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizassem a avaliação da madeira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Constatou-se então que a madeira não tinha licença ou permissão ambiental válida para exportação, e que a mesma vinha do Pará e tinha seu destino final nos Estados Unidos.

A carga foi confiscada e entregue a autarquia ambiental, que se encarregou das providências legais adequadas para o caso. Em dezembro de 2023, a Receita Federal também impediu a exportação ilegal de 25.000 kg de madeira da mesma espécie, também vindas do Pará com destino aos Estados Unidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

receita federal apreensao de carga ilegal carga ilegal de ipe madeira nativa exportaçao ilegal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar