Participamos do

Aleida Guevara participa de conferência na Unilab

Ela falou sobre igualdade de gênero, imperialismo norte-americano e também do cotidiano cubano
22:45 | Out. 01, 2018
Autor Lucas de Paula
Foto do autor
Lucas de Paula Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A doutora Aleida Guevara, filha mais velha do líder Che Guevara, esteve na última quinta-feira, 27, na Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus Auroras, para participar da palestra "Desafios contemporâneos e resistência social: perspectiva do Brasil e América Latina".
 
Ela esteve em solo cearense para participar do encerramento do curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho. O projeto é uma parceria entre a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e o Programa de Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), da Fiocruz Brasília. Aleida falou sobre igualdade de gênero, imperialismo norte-americano e também do cotidiano cubano.
[SAIBAMAIS] 
Para Jaqueline Sgarbi, coordenadora do Projeto de Extensão Agroecologia Alimentando o Conhecimento e articuladora da vinda de Aleida, a experiência de Cuba é única. “Não é uma receita para todos os povos, mas é uma inspiração. Aleida destacou a importância da união dos povos e da luta e resistência na busca de um bem estar social”, conta. Jaqueline também destacou a importância da palestra para o momento atual do Brasil. “Estamos prestes a escolher o presidente do País, percebemos também a expressão de forças que vão contra aos direitos dos trabalhadores e ao bem estar social. Acredito que Aleida traz questões importantes, relacionadas as pautas sociais que podem servir de inspiração para nossas escolhas”. 
 
A articulação para a palestra com Aleida aconteceu após Jaqueline saber da sua vinda para o Ceará. A coordenadora propôs o convite por meio de uma amiga da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. “Acredito que o caráter internacional da Unilab e o próprio diferencial do curso de Agronomia, que trata da agricultura familiar e camponesa, assim como a Agroecologia, tenha sido umas dos aspectos que tornam a Unilab atraente para uma visita como a da Aleida”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente