Participamos do

Ceará tem uma das seis maiores usinas solares do Brasil

Além da usina solar de Apodi, em Quixeré-CE, três das seis usinas solares se concentram em estados do Nordeste brasileiro
21:32 | Dez. 18, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Ceará, com a usina solar de Apodi, do município de Quixeré, situado a quase 200 quilômetros de Fortaleza, tem uma das seis maiores usinas solares em operação no Brasil, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Das seis, quatro destas usinas solares estão concentradas no Nordeste brasileiro. Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí e São Paulo são os estados em que se localizam as usinas.
 
Há um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica em que se projeta 2040 como o ano em que serão gerados 126 Gigawatts (GW) de energia solar no Brasil. O que faria do País um líder no setor, superando o hídrico. Mas a realidade hoje é que a fonte solar compõe apenas 1% da geração elétrica nacional.
 
Além da usina de Apodi, funcionando com 132 Megawatts (MW), as usinas solares com maiores potências em funcionamento hoje no território brasileiro são Pirapora (321 MW), em Pirapora-MG, Nova Olinda (210 MW), Ribeira do Piauí-PI, Ituverava (196 MW), Tabocas do Brejo Velho-BA, Bom Jesus da Lapa (158 MW), Bom Jesus da Lapa-BA e Guaimbê (150 MW), Guaimbê-SP.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente