Participamos do

Gêmeas prematuras são levadas de helicóptero para hospital no Ceará

Mãe foi levada com as filhas para unidade hospitalar. As meninas nasceram em um parto domiciliar e apresentavam pouco peso e dificuldade respiratória
12:33 | Jun. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Duas gêmeas recém-nascidas e prematuras foram transportadas de helicóptero pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), do município de Cedro para Quixeramobim. As crianças nasceram de 34 semanas em parto dentro de uma residência. A mãe também foi levada pela equipe aeromédica.

De acordo com a SSPDS, as meninas apresentavam baixo peso e dificuldade respiratória, situação complexa que exigia cuidados mais específicos. A equipe da Ciopaer, com sede em Juazeiro do Norte, foi imediatamente acionada pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que as levaram até o ponto onde a aeronave aguardava.

Dentro do helicóptero estavam o aeromédico Leonardo Augusto e o enfermeiro do Samu, Lúcio Macêdo, que seguiram com as meninas para Quixeramobim. Chegando lá, elas foram transportadas para o Hospital Regional do Sertão Central e encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O translado levou 44 minutos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Quando o transportado é uma criança, há um sentimento a mais que toma conta de toda equipe dada a responsabilidade de termos em nossas mãos o bem maior de uma família", expressou Leonardo Augusto por meio da assessoria de imprensa. "Olhar aquelas crianças, a fragilidade delas, e poder ajudar em seu atendimento, para que elas tivessem o melhor tratamento e assim retornarem para seus familiares é algo que não tem preço", disse Lúcio.

Só nos cinco primeiros meses deste ano, o Ciopaer realizou 61 transportes aeromédicos em todas as regiões do Estado. Maio foi o mês com mais registros, contabilizando 17 ocorrências. Foram 13 transportes realizados em fevereiro e 11 em janeiro e abril (cada). Em março, foram realizadas nove transportes do tipo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar