Ex-estagiário de fórum, acusado de passar informações a traficantes, é denunciado pelo MPCE

Na denúncia, o promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto pediu a manutenção da detenção preventiva do suspeito

09:32 | Fev. 28, 2024

Imagem de apoio ilustrativo. O suspeito foi preso com o apoio de uma equipe da Polícia Militar do Ceará (foto: Divulgação/PMCE)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou, nessa segunda-feira, 26, o ex-estagiário de um fórum municipal de Quixadá que foi preso preventivamente acusado de passar informações processuais a traficantes da região do Sertão Central. Na denúncia, o promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto pediu a manutenção da detenção preventiva do suspeito.

De acordo com o órgão, a atuação do ex-estagiário, identificado como Caio Rodrigo Maciel de Freitas Ribeiro, 24, não era esporádica, pois ele “exercia com habitualidade a função de informante da associação criminosa ligada à traficância de entorpecentes”.

Relembre o caso

Os crimes teriam acontecido em fevereiro de 2023, via WhatsApp. As investigações chegaram até o suspeito após a operação "Taciturno – Fim dos Tempos", deflagrada no município de Banabuiú. Na época, os celulares de pessoas supostamente envolvidas com o tráfico foram apreendidos. Durante a análise dos materiais, os policiais descobriram que o estagiário repassava informações sigilosas aos criminosos.

Conforme as investigações, Caio enviou informações de mais de dez suspeitos e acusados. O material – fotos de boletins de ocorrência a termos de depoimento – foi passado a um suspeito de fazer parte do tráfico na região.

O ex-estagiário, além disso, mantinha um relacionamento íntimo com os fornecedores de drogas. Ele tratava sobre compra e venda de entorpecentes nas conversas de WhatsApp e sinalizava que estava planejando cultivar plantas alucinógenas.