PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Cantoria em Quixadá recepciona convidados para o 20º encontro dos profetas da chuva

Helder Cortez, um dos organizadores, detalhou que violeiros vão %u201Cnarrar a história e o sucesso dos profetas%u201D mas que o encontro, de fato, só será iniciado na manhã deste sábado.

17:06 | 08/01/2016
Na noite desta sexta-feira, 8, um encontro de violeiros na praça central de Quixadá recepciona e dá o tom do 20º Encontro Estadual dos Profetas da Chuva. A reunião, que tradicionalmente ocorre no início de cada ano, reúne homens e mulheres cuja sabedoria da natureza permite traçar diagnóstico a respeito da estação chuvosa vigente.

Helder Cortez, assessor da presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e um dos organizadores do encontro, detalhou que a cantoria vai “narrar a história e o sucesso dos profetas” mas que o encontro, de fato, só será iniciado na manhã deste sábado, às 8h30min, no campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Segundo ele, à tarde também haverá seminário para discutir avanços conquistados e os próximos passos do grupo.

É esperado, para o encontro, um público de 600 pessoas, de acordo com Cortez. Entre os convidados, devem estar presentes representantes da Cagece e de órgãos estaduais como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Secretaria da Cultura (Secult), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros ligados ao tema.

Chuvas
Até às 14h55min desta sexta-feira, a Fundação Cearense de Recursos Hídricos e Meteorologia (Funceme) havia registrado chuvas em 91 municípios dos 184 que compõem o Estado. A cidade que se destacou pela maior precipitação foi Abaiara, com 110 milímetros. Em seguida, Uruoca (108 mm), Lavras da Mangabeira (107,9 mm), Jardim (85 mm) e Itarema (79 mm).

Em Fortaleza, o céu permaneceu nublado durante grande parte do dia e choveu 8,2 mm.
TAGS