Participamos do

Bezerra nasce com anomalia na pata em Quiterianópolis

Apesar da deformação, animal se locomove bem e não apresenta outros problemas de saúde
13:28 | Nov. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Um fenômeno inusitado ocorreu em Quiterianópolis, no interior do Ceará. Uma bezerra nasceu com um casco fendido em três partes, quando normalmente há apenas duas divisões nesse membro. O animal nasceu no dia 30 de outubro na propriedade Pinto São Luís, na comunidade Gavião, a 24 quilômetros da sede do município de Quiterianópolis.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O proprietário da bezerra, Divar Alves, afirma que ela caminha normalmente e não apresenta mais problemas por conta da anomalia. Divar também diz que é a primeira vez que um animal do seu rebanho apresenta essa deformação.

 

De acordo com o médico veterinário e professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Airton Alencar, a anomalia se chama polidactilia e é muito rara. É causada por um defeito de origem genética devido a genes recessivos autossômicos e pode ocorrer em outras espécies, até no ser humano. Alencar alerta que provavelmente esses genes estão presentes no rebanho e podem nascer outros indivíduos com a anomalia.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente