Último dia de Carnaval em Paracuru amanhece com tempo fechado

Mesmo com neblina e alguns raios registrados, foliões aproveitaram o dia na praia

A manhã desta terça-feira, 13, último dia de folia do Carnaval 2024, iniciou com o tempo nublado no município de Paracuru, localizado no Litoral Oeste cearense.

Por volta de 6 horas, a chuva forte atingiu o município e foi diminuindo até parar. Porém, às 8 horas a precipitação retornou, com neblinas e o céu constantemente nublado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cenário de chuvas fracas e alguns raios no horizonte não afastou os foliões da praia, que se reuniram no local para aproveitarem o dia. 

Com o equipamento apoiado em algumas pedras, Maurício Martins, de 74 anos, organizava-se para lançar a isca de sua vara de pescar ao mar.

O aposentado é “filho da terra”, vivendo a infância em Paracuru. Na juventude, mudou-se para Fortaleza, mas sempre está em Paracuru para desopilar da agitação da Capital, principalmente aos fins de semana.

“Venho para descansar mesmo, apesar de ser Carnaval. Meu tempo de curtir a folia já passou. Mas aqui é muito bom, perto de Fortaleza pra quem vem de lá, dá até pra ir e voltar no mesmo dia”, comenta.

Maurício chegou na sexta-feira, 9, ao município e, desde então, todos os dias, faça chuva ou sol, ele vem até a praia praticar a pescaria.

“Pesco desde menino, meu cabelo até era loiro de tanto vir pra praia [risos]. Até agora só peguei peixe pequeno, coisa de meio quilo”, relata o aposentado.

As barracas de praia, mesmo com poucos clientes, ligaram o som ambiente. De maneira contida e sem um tom estrondoso ou incômodo, as canções variaram entre ritmos mais calmos, como reggae, forró das antigas e rock nacional.

Um pouco afastado dos empreendimentos, estava o ourives Erando de Souza, 40. Vindo de Fortaleza, ele está desde a última sexta-feira, 9, em Paracuru e pretende voltar para a Capital apenas amanhã. Desde cedo na praia, ele aproveitou a orla menos cheia para procurar tesouros com seu detector de metais.

“Até agora não encontrei nada demais. Faço essa prática a anos por hobby, em dias de maré cheia consigo encontrar coisas de metal e até ouro”, explica Erando. Essa não é a primeira vez que ele vem ao município, mas é o primeiro carnaval. “Pretendo voltar em um próximo carnaval. Foi ótimo! Na chuva ou no sol estive aqui. Hoje mesmo ainda vou no Mela-mela”, relata o ourives.

Trabalhando há mais de dez anos como bugueiro nas praias da Paracuru, Marcus Eury conta que, apesar da grande quantidade de brincantes registradas na cidade na segunda-feira, o fluxo de clientes que tem procurado passeios tem sido abaixo do esperado.

"Aqui no ano novo foi agitada, então nós pensamos que seria assim durante o Carnaval. Pode ter sido a chuva também que acuou as pessoas, mas acho que o principal foi que os turistas procuraram outras cidades que têm shows maiores, como Aracati", explica.

O bugueiro, contudo, explica que o retorno financeiro tem sido razoável. "Não ficamos sem trabalhar, temos pelo menos de duas a três viagens por dia", relata.

Com um grupo de mais cinco pessoas, Ednardo Ribeiro, 45, resolveu aproveitar, mesmo com chuva, o último dia de Carnaval na praia de Paracuru. Ele está vindo de Sobral, mas o grupo que veio aproveitar o mar nesta manhã ainda conta com integrantes de Caucaia e Sobral.

“Nós chegamos no sábado, estamos numa casa de praia de um amigo daqui. Mas aqui na praia só tem esse grupo, em casa ficou muito mais. No total são umas 28 pessoas”, conta Maurício.

O mecânico industrial relata que praticamente todos os anos vem passar o Carnaval em Paracuru.

“Faça sol ou faça chuva, como está fazendo e fez no sábado, estou aqui. Ontem, sábado, foi dia de descanso, que a gente não é de ferro. Mas hoje já vamos pro mela-mela de novo e vamos pra festa de noite”, explica Maurício. Sem nem estarem finalizadas as programações carnavalescas deste ano, o grupo já pensa em voltar no próximo.

Para o último dia de festa oficial em Paracuru, estão previstos shows de Dona Zefinha e Mestre Pixuna no Carnaval infantil, a partir das 16 horas, na praça da Matriz. A partir das 15 horas, as bandas Patrulha e Passaport se apresentam na Arena Farol.

De noite, a partir das 22 horas, haverá shows de Diego Facó, Vicente Nery e Ricardo Chaves na arena Parazinho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval de paracuru programaçao carnaval paracuru ultimo dia carnaval paracuru carnaval 2024 paracuru

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar