PUBLICIDADE
Notícias

Veja vídeo: baleias jubarte são vistas no litoral do Ceará

A espécie foi reconhecida a partir da anatomia analisada pelo engenheiro de pesca, que trabalha em atividade de observação dos animais marinhos e registrou as imagens

11:50 | 14/08/2017
NULL
NULL

[FOTO1]Grupo de baleias jubarte foi avistado no litoral do Ceará, próximo ao município de Paracuru. O movimento migratório dos mamíferos marinhos foi registrado pelo engenheiro de pesca cearense, Elohim Ghibor, 33. As imagens foram captadas por volta das 10 horas da última quinta-feira, 10, quando o profissional fazia atividade de Observação de Mamíferos Marinhos (MMO) dentro de uma embarcação, a 20 milhas da costa do mar.

 

As baleias jubarte são mamíferos marinhos da classe dos Cetáceos e, entre agosto e setembro, deslocam-se pelo Nordeste, principalmente no litoral da Bahia, conforme Ghibor. "As Jubartes vêm dar à luz aos filhotes nas águas tropicais do Nordeste. São animais que podem atingir mais de dez metros. Procuram água quente nessa época e depois voltam às águas frias, onde passam a maior parte da vida", explica.

As águas frias de concentração destas baleias são aquelas perto das Ilhas Malvinas, no Atlântico. A espécie foi reconhecida a partir da anatomia analisada pelo engenheiro, que trabalha em atividade de MMO. "O pessoal, principalmente da área, ficou muito feliz com o ocorrido", conta Ghibor sobre a repercussão do vídeo.

O engenheiro de pesca destaca ainda a classificação da jubarte como ‘baleia verdadeira’, porque, no lugar de dentes ósseos, tem cerdas na parede bucal para filtrar o alimento da água. "Diferente da baleia orca, que tem dentes ósseos, como chamamos popularmente os animais da família dos golfinhos”, completa.

[VIDEO1] 

 

TAGS