Pacajus adotará "trabalho voluntário" obrigatório para universitários usarem transporte

O prefeito do município, Bruno Figueiredo (PDT), anunciou a medida nas redes sociais. Segundo ele, medida evita "prejuízo para o município"

A Prefeitura de Pacajus, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vai passar a exigir "trabalho voluntário" para que os estudantes tenham acesso aos ônibus que fazem o transporte para as universidades. O prefeito do município, Bruno Figueiredo (PDT), anunciou a medida na manhã deste domingo, 3, em vídeo publicado no Instagram. 

"A partir da próxima segunda, só entrará no ônibus quem tiver autenticado e fazendo trabalho voluntário", afirmou o prefeito na postagem. O anúncio teve repercussão negativa na publicação do gestor, onde foram feitas inúmeras críticas à obrigatoriedade. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, foi realizada reunião neste domingo "com o intuito de tentar regularizar o transporte universitário para que a gente não tenha prejuízo para o município de Pacajus".

Conforme Bruno Figueiredo, a partir desta segunda-feira, 4, equipes vão informar às pessoas que entrarem nos veículos que a partir da segunda seguinte será exigido trabalho voluntário "para que você dê sua contrapartida ao município".

"Procure as secretarias, os órgãos para que você possa fazer o trabalho voluntário e informar isso aqui na administração, onde vai fazer sua liberação ao transporte universitário", disse.

"Trabalho voluntário": prefeito não deu detalhes sobre exigência aos estudantes de Pacajus

O prefeito não deu detalhes sobre como será o novo sistema de cadastro para o acesso ao transporte. Ele também não explicou como será o regime de "trabalho voluntário" exigido pela Prefeitura, como carga horária e em quais instituições a atividade poderá ser realizada. 

O POVO entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pacajus para entender de que forma a atividade dos estudantes vai evitar prejuízos para a gestão e como vai funcionar o processo de autenticação e o trabalho voluntário exigido pela prefeito.

A assessoria enviou nota na qual diz que "o Município de Pacajus está realizando um controle melhor nas rotas dos universitários, com foco em barrar pessoas que não são da universidade". 

"Portanto, não houve nenhuma mudança, mas uma adequação melhor na gestão para efetivar realmente o acesso do transporte para os estudantes cadastradas de forma regular no sistema", afirmou.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pacajus transporte universitario trabalho voluntario bruno figueiredo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar