Vegetação seca e clima quente favoreceu incêndio em Nova Russas, diz brigadista

"O cenário era de pessoas correndo para fora de casa", contou o comandante dos bombeiros civis e brigadistas, Jaege Pinho. A causa do incêndio ainda não foi confirmada

Um incêndio florestal preocupou moradores do município de Nova Russas, localizada a 311,1 km de distância de Fortaleza. O fogo foi registrado na manhã do último sábado, 20, em um loteamento. A chamas só foram debeladas às 19 horas. Na ocasião, as chamas se alastraram pelo entorno, chegando aos limites da cidade, em direção a comunidades próximas.

Para tentar apagar o fogo, a Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Poranga foi acionada. A gestão de Nova Russas informou que a extensão exata de impacto causado pelo fogo ainda não foi calculada, e a causa do incêndio ainda é desconhecida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O brigadista e morador de Nova Russas, Danilo Farias, contou que por onde as chamas passaram restaram apenas cinzas. O brigadista é o profissional treinado para atuar com prevenção e combate a fogo, evacuação de emergência e prestação de socorro.

"O que se sabe é que o incêndio começou em um loteamento. Além disso, a proporção do vento estava favorável ao fogo. Ao chegarmos lá, vimos que as fagulhas estavam criando novos focos, fazendo com que o fogo se alastrasse para bairros próximos do local. Ressaltamos também que os bombeiros foram acionados, porém, devido ao dia estar muito quente e ventando, eles não puderam nos auxiliar, pois estavam em outra ocorrência de queimada", descreveu Danilo.

O secretário de agricultura da Prefeitura Municipal de Poranga e comandante dos bombeiros civis e brigadistas de Poranga, Jaege Pinho, participou da ação para debelar as chamas. Ele contou que o fogo tomou proporções gigantescas devido à vegetação seca.

O secretário também lamentou que o município não tenha estruturas para atender ao sinistro. “Infelizmente Nova Russas não tem estrutura para fazer esse combate. A cidade só tinha um bombeiro chamado Danilo, que é da Brigada de Incêndio de Poranga.”

“O fogo se estendeu por vários quilômetros, passando até mesmo por dentro de locais habitados, onde as chamas chegaram próximo a residências. O cenário era de pessoas correndo para fora de casa, por causa do risco de as chamas invadirem as residências”, contou o secretário.

O POVO tentou contato com a Prefeitura de Nova Russas. Em nota, a gestão informou que os brigadistas municipais tentaram conter as chamas, mas não tiveram eficácia, sendo necessário solicitar ajuda de brigadistas do município vizinho, que lutaram incansavelmente até as 19h50min.

"A extensão exata de impacto causado pelo fogo ainda não é conhecida, atingindo os bairros Nova Aldeota, Novo Pantanal e Recanto. As causas do incêndio são desconhecidas", acrescenta a nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Incêndio Brigadista Poranga incêndio Nova Russas bombeiros brigadistas fogo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar