Situação de emergência: cidade no interior do Ceará é uma das 11 em alerta

Monsenhor Tabosa, no interior do Ceará, passa por período de estiagem

Nesta quinta-feira, 21, a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais 11 cidades atingidas por desastres naturais. Entre elas, está Monsenhor Tabosa, a 311,1 km de Fortaleza, que sofre com o período de estiagem — resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas. Os reconhecimentos federais foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU).

Além da cidade cearense, outras duas da região Nordeste estão em alerta devido à falta de chuva. O primeiro, Muquém do São Francisco, na Bahia, também está enfrentando um período de estiagem. Já o segundo, Paulistana, no Piauí, enfrenta a seca — uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por outro lado, sete municípios foram atingidos por chuvas intensas, eles são: Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; e Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina. No Amazonas, o município de Anori registrou inundações

Solicitação de recursos federais

Os municípios atingidos por desastres estão adeptos à solicitação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) dado a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional.

Entre as ações efetivadas pela solicitação de recursos federais, estão o restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

estiagem monsenhor tabosa seca situação de emergência defesa civil nacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar