Milhã recebe gestores de Mato Grosso do Sul para Jornada Pedagógica 2023

A cidade cearense vem colhendo bons resultados em índices de qualidade educacional, como o IDEB e o IOEB

Gestores da cidade de Deodápolis, no Mato Grosso do Sul, percorreram mais de três mil quilômetros para visitarem Milhã, situada no Sertão Central do Ceará, com o objetivo de conhecerem as metodologias educacionais aplicadas no município.

O intercâmbio, que se iniciou nesta segunda-feira, 23, acontece no âmbito da Jornada Pedagógica 2023, realizada na Escola Municipal Cleonice Bezerra Pinheiro Rosa, e vai se estender até quarta-feira, 25.

Realizando a sua segunda visita à cidade cearense, o secretário de Educação de Deodápolis, Adriano Pimentel, afirma esperar que o período na cidade possa ser de trocas de experiências no âmbito educacional. “Buscamos sempre referências na educação e, cada vez mais, Milhã está aparecendo como destaque na educação básica”. O secretário também assegura que um dos motes da visita é compreender o processo de início pedagógico realizado pela cidade cearense.

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No primeiro dia do encontro foram realizadas as palestras “Método AEIOU, potencializando habilidades” e “Sucesso e Gestão Escolar”. Para os professores do ensino fundamental estão previstas formações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Os docentes da educação infantil vão assistir à conferência “A sala de aula é um espaço de amor – só assim a aprendizagem acontece”.

Sucesso educacional 

 

De acordo com a Prefeitura, em Milhã os estudantes da rede municipal têm acesso a uma moderna metodologia de ensino, além de terem à disposição computadores, diferentes acessórios digitais e aulas de campo. Sete escolas municipais, com cerca de 2.300 estudantes, são geridas pelo Município.

A professora Marta Neiva Pinheiro, coordenadora pedagógica da escola Cleonice Bezerra, aponta que o sucesso educacional é fruto de uma correta gerência. 

Em 2021, ano da última atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Milhã obteve a pontuação de 6,3, superior aos 4,9 projetados como meta. Já no Índice de Oportunidades da Educação Básica (IOEB), a cidade conquistou a terceira colocação no ranking nacional, com uma média de 6,6. A nota foi maior do que a observada no Brasil, de 5,5. 

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