Participamos do

Sargento morto em Milhã é o 29º profissional de segurança assassinado neste ano

Izaías dos Santos Lima foi atingido na cabeça ao tentar impedir a fuga de um grupo criminoso que resgatou três detentos da Cadeia Pública de Milhã
19:01 | Dez. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Com a morte do sargento da Polícia Militar Izaías dos Santos Lima, de 41 anos, já são 29 agentes da Segurança Pública assassinados neste ano no Ceará, segundo dados da Associação dos Profissionais da Segurança (APS). Durante todo o ano passado, foram registrados 34 crimes do tipo.

O militar foi atingido ao tentar impedir um resgate de presos da cadeia pública de Milhã, a 301 km de Fortaleza. Na ação, foram resgatados Francisco João Eduardo Viana dos Santos, Francisco Davi Cavalcante Nicolau, conhecido como Gaspar, e Cícera Michela Feitosa de Oliveira, esposa de Davi. Os invasores estavam encapuzados e com armas longas, quando fizeram um cerco na unidade, por volta de 8 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na fuga, eles roubaram um Chevrolet Kadet vermelho e seguiram para o município de Solonópole, a 275 km da Capital. Na troca de tiros, o sargento foi atingido na cabeça. Ele foi atendido no hospital municipal e, em seguida, transferido em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para uma unidade hospitalar em Fortaleza. Contudo, o policial não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Imagens do circuito interno da unidade foram requisitadas pela Polícia Civil para colaborar com os trabalhos investigativos. Comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 20, onde está Milhã, o tenente-coronel Gilberto Calixto informou que diligências estão ocorrendo na região para identificar os responsáveis pelo crime e recapturar os detentos.

Solidariedade

A APS publicou nota de pesar lamentando a morte e prestando solidariedade aos familiares da vítima. “O policial é mais um dos profissionais de segurança que faleceu devido ao acúmulo de funções em sua jornada de trabalho. Hoje chegamos a triste marca de 29 profissionais de segurança assassinatos em 2017”, apontou a Associação.

Comando Geral da Polícia Militar do Ceará decretou luto oficial de três dias na corporação. E a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) manifestou pesar pela morte. “Neste momento de dor, a SSPDS reconhece os relevantes serviços prestados à sociedade cearense pelo profissional de segurança e ressalta que não medirá esforços para prender os responsáveis pela sua morte”, finaliza a nota.

Lista de policiais mortes no Ceará neste ano, segundo a APS
01 – (22/1) – FRANCISCO ARLINDO DA SILVA VIEIRA FILHO – Cabo da PM, morto por assaltantes na Rua Curitiba, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.

02 – (11/2) – IVAN CÉSAR FERREIRA LOPES – 67 anos, guarda municipal de Fortaleza, aposentado, morto dentro de sua residência na Rua Pedro Boêmio, no Parque Leblon, no Município de Caucaia. Execução sumária.

03 – (3/3) – JOSÉ EUDES DE SOUSA, 51 anos, sargento reformado da PM, assassinado, a tiros, numa propriedade rural da família, na zona rural do Município de Limoeiro do Norte.

04 – (5/3) – FRANCISCO ERONILTON DE QUEIROZ, 45 anos, policial militar, soldado PM,   estava em LTS (Licença Para Tratamento de Saúde), assassinado, a tiros, em sua motocicleta, na Rua 89 do Conjunto Prefeito José Walter, em Fortaleza.

05 – (8/3) – JOSÉ GONÇALVES DA FONSECA, guarda municipal da Prefeitura de Fortaleza. Corpo encontrado com tiros no matagal na Cidade Fortal, no bairro Cidade 2000, em Fortaleza.

06 – (18/2) – LUÍS CARLOS RIBEIRO DE ARAÚJO, 48 anos, policial militar, cabo PM, assassinado, a tiros, dentro de sua residência, na Rua A do Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

07 – (22/3) – FRANCISCO LUCIANO FERREIRA GADELHA, subtenente da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM), morto, a tiros na calçada de sua residência, no Conjunto Jereissati, em Maracanaú.   

08 – (1/4) – MÁRCIO FRANKLIN RODRIGUES BRAZ – Sargento da Ativa da PM, destacado no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, morto durante um assalto na Avenida Doutor Silas Munguba, no bairro Serrinha, em Fortaleza, por dois criminosos. O PM estava fazendo “bico” para o Totolec.

09 – (16/4) – MENANDRO CAVALCANTE NUNES – 33 anos, soldado PM do BPRaio da cidade de Russas, assassinado, a tiros, durante um conflito dentro de um clube na zona rural de Russas, onde dois criminosos também foram mortos e outros PM (SD Alexandre) foi baleado.

10 – (19/4) – PAULO CÉSAR SILVA, 48 anos, casado,  1º sargento da Ativa da PM, destacado na 5ª Companhia do 1º BPCom (Cristo Redentor/Fortaleza), morto, a tiros, por assaltantes na Rua Maceió, no bairro Henrique Jorge, em um crime de latrocínio.

11 – (3/5) – FRANCISCO GLEDSON MATIAS, soldado da Ativa da PM, 37 anos, casado, destacado na 2ª Companhia do 7º BPM (Crateús), mas lotado no Destacamento de Ipueiras. Ele  foi baleado e morto por um assaltante na porta de sua residência, na Rua Esperança, bairro Ellery, em Fortaleza..

12 – (5/5) EVANDRO ALVES DA SILVA, 44 anos, guarda municipal do Município de Trairi, assassinado a golpes de facção dentro de sua residência, um condomínio de casas na Rua J do Bairro Tabapuá, em Caucaia, Um menor, cunhado da vítima, assumiu a autoria do crime

13 – (6/5) – JOSÉ CARLOS VASCONCELOS, 42 anos, sargento da Reserva Remunerada da PM, assassinado, com um tiro na nuca, num assalto na Rua Guilherme Mendes, no bairro Jardim Iracema. Crime filmado, praticado por dois bandidos que fogem numa motocicleta.

14 – (23/5) – ANTÔNIO TIAGO NOGUEIRA LIMA, 33 anos, soldado da Ativa da PM, faleceu após um mês internado no IJF-Centro em decorrência de ter sido ferido, a tiros, durante uma tentativa de assalto. O caso ocorreu no dia 24 de abril em uma clínica médica particular localizada na Rua Angélica Gurgel, em Messejana. Quatro bandidos com fardas escolares, foram presos em flagrante pelo BPRaio.

15 – (28/5) – IZIDÓRIO DE PAIVA ALVES, 57 anos, sargento da Reserva Remunerada da PM, baleado e morte por criminosos que tentaram realizar um assalto na empresa de transportes urbanos Via Metro, localizada no bairro Planalto Ayrton Senna.

16 – (14/6) – JOSÉ ROGER MARQUES DA PENHA – 45 anos, cabo da PM, destacado no Batalhão de Eventos. Assassinado, a tiros, na Rua Padre Raimundo Ribeiro, no bairro Autran Nunes.

17 – (24/6) – VALDEMIRO LOPES DA SILVA, 63 anos, sargento da Reserva Remunerada da Polícia Militar. Morto a tiros no bairro Santa Luzia, na periferia da cidade de Canindé, por dois bandidos. Na mesma ocasião morreu também um amigo do PM, Raimundo Radimac de Lima, 33 (duplo homicídio).

18 – (29/6) – DOMINGOS HERIALDO AMORIM DE OLIVEIRA, 25 anos, soldado PM, em LTS, morto a tiros dentro do seu automóvel, na Rua Virgílio Brandão, no bairro Autran Nunes, em Fortaleza.

19 – (19/7) – ISRAEL VALE RAMOS – Guarda Municipal da cidade do Eusébio, assassinado a tiros dentro do seu automóvel, na Rua Djalma Petit, no bairro Aerolândia, após sair da Churrascaria Ponto do Baião.

20 – (4/7) – EZEQUIEL REINALDO DA SILVA BRITO – Guarda Municipal de Fortaleza, baleado ao sair de um ponto comercial na Avenida dos Expedicionários, no dia 28 de julho. Morreu uma semana depois (dia 4/agosto).

21 – (5/8) – JOSÉ ÉLIO RIBEIRO – 61 anos, policial civil da Ativa, inspetor lotado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), na função de vistoriador de veículos. Vítima de assalto (latrocínio) em um lava-jato localizado na Rua Pedro Américo, no bairro Carlito Pamplona. Morreu dois dias depois de baleado, no IJF-Centro.

22 – (12/8) – HERBERT HÉLIO FERREIRA LIMA, 38 anos, 3º sargento da Ativa da PM, destacado na Companhia de Baturité, assaltado e morto a tiros por dois bandidos na Rua D, do Parque Dois Irmãos, em Fortaleza. Bandidos levaram a arma da vítima (LATROCÍNIO).

23 – (25/8) – EDEVALDO JOSÉ SANTANA FLEXA – Sargento da Polícia Militar, destacado na Ciopaer,  morto com um tiro no peito ao reagir a uma tentativa de assalto no bairro Guararapes (LATROCÍNIO).

24 – (10/9) – L UIZ LOURENÇO DA SILVA – 3º Sargento da PM, da Reserva Remunerada (RR), morto ao reagir a uma assalto e trocar tiros com bandidos no cruzamento das ruas Livino de Carvalho e Almirante Rubim, no bairro Montese, em Fortaleza. Um dos bandidos foi morto e outro preso em flagrante com a arma do crime (LATROCÍNIO).

25 – (14/9) – LUCIANO FÉLIX DA SILVA – Sargento da Ativa da PM, 55 anos, faleceu no dia 14 de setembro após 10 dias internado em decorrência de pauladas sofridas durante uma tentativa de assalto no bairro Aerolândia. Na ocasião, estava de folga. (LATROCÍNIO)

26 – (24/9) – FRANCISCO LEANDRO CONCEIÇÃO SANTANA – soldado da Ativa da Polícia Militar, destacado na 2ª Companhia do 8º BPM, foi morto a tiros, dentro de um carro, no cruzamento das avenidas Francisco Sá e Padre Anchieta, na madrugada. Crime filmado.

27 – (2/12) – PAULO RÉGIS LOPES – Guarda municipal de HORIZONTE, foi morto ao trocar tiros com assaltantes. Ele estava de folga e fazia a segurança particular de uma lotérica quando foi atacado, reagiu e foi morto.

28 – (7/12) – MARCOS AURÉLIO DE OLIVEIRA CUNHA – 2º Sargento da Ativa da Polícia Militar, lotado na Ciops, foi baleado e morto por bandidos em uma pedreira no Município de Itaitinga.

29 – (12/12) – SARGENTO IZAIAS - Que na manhã desta terça (12/12) foi baleado na cabeça, enquanto impedia uma fuga em massa na Cadeia Pública de Milhã, a 301 km de Fortaleza. Izaias foi da turma de Polícia Militar do Estado do Ceará de 1998.

Redação O Povo Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente