Participamos do

Chuva de granizo atinge cidades no interior do Estado

Os municípios de Massapê e Santana do Cariri registraram o fenômeno no último sábado
09:18 | Jan. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Chuva de granizo atingiu dois municípios no interior do Estado nesse final semana. O fenômeno ocorreu em Massapê, norte do Estado, e em Santana do Cariri, na região sul do Ceará. Moradores das cidades registraram os acontecimentos por meio de vídeos.


[VIDEO1]


De acordo com Raul Fritz, supervisor da unidade de clima da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O supervisor ressalta que esse não é um “evento raro”, e ocorre quando a “pedra” de gelo não derrete completamente antes de atingir o solo. “O derretimento não aconteceu completamente porque o granizo se formou grande”, afirma.

A Funceme informou que ainda está analisando o fato.

 

Sertão Cearense

Essa não é a primeira vez que chove granizo no Ceará. Em dezembro do ano passado, os moradores do município de Parambu no sertão cearense, foram surpreendidos com o alto volume de granizo na região. 

 

Redação O POVO Online

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente