Homens picham metrô e fogem após filmarem ação em Maracanaú
Caso aconteceu na manhã deste sábado, 19, no trecho entre as estações Virgílio Távora e Rachel de Queiroz, nas proximidades do bairro Acaracuzinho; suspeitos ainda não foram identificados
19:08 | Abr. 19, 2025
Pelo menos três homens que estavam dentro de um vagão do metrô saíram do veículo para pichar parte externa do trem na manhã deste sábado, 19. O crime aconteceu durante uma pausa para verificação dos freios do metro no trecho entre as estações Virgílio Távora e Rachel de Queiroz, próximo ao bairro Acaracuzinho, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
LEIA MAIS | PRF apreende cocaína em carro onde estava bebê de dois anos no Ceará
Vídeos gravados por passageiros e que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os dois indivíduos picham uma das portas de entrada do metrô. Os suspeitos gravaram e fizeram fotos após rabiscarem o equipamento público. Um deles estava com equipamento de filmagem alocado no boné.
Após picharem o vagão, eles fugiram pulando um muro no local. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) apura as "circunstâncias de uma mensagem registrada em um transporte público".
Ainda segundo a pasta, o caso está a cargo da Delegacia de Maracanaú, unidade da PC-CE. O órgão não respondeu qual foi a motivação do crime e se os suspeitos foram localizados.
A pichação é considerada crime ambiental e de vandalismo, previsto na Lei 9.605/98. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou, em nota, que está apurando o caso de vandalismo contra um trem elétrico da Linha Sul. "Medidas para identificação e localização dos suspeitos estão sendo adotadas", afirma o órgão.
Ainda segundo a Metrofor, o serviço de remoção da tinta foi concluído ainda neste sábado, sem prejuízo à pintura original do trem elétrico. Posteriormente, o veículo retornou à operação e encontra-se em circulação.
Denúncias
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia de Maracanaú: (85) 3101 7344
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br
Atualizada às 21h25min