Maracanaú: projeto Bosques da Cultura realiza evento com plantio de mudas e atividades

A atividade que visa o plantio de mudas de árvores e um encontro cultural acontecerá no bairro Alto Alegre II e no bairro Novo Maracanaú

Com o objetivo de ampliar a quantidade de áreas de sombra e produção de frutas e legumes, destinadas a atividades culturais, recreativas e de encontros comunitários, o projeto Bosques da Cultura faz nova atividade de plantio em Maracanaú. A ação acontece nesta sexta-feira, 15, e no sábado, 16. 

Para humanizar mais ainda a atividade, os moradores da região são sensibilizados a adotarem as árvores e acompanharem o crescimento. Integra a iniciativa ainda uma programação artística em cada local de plantio, contando também com seminário sobre direito à Cidade, agricultura familiar e educação ambiental.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rodrigo de Oliveira é um dos organizadores do projeto e comenta que a ação começou durante o seminário Cultura e Emancipação, que integrou a Semana Juventude Cultura Crítica Maracanaú, festival realizado em dezembro de 2022. “É uma iniciativa de agentes culturais da Cidade que funde agricultura urbana, ação colaborativa, produção de alimento e responsabilidade com o espaço público.”


As espécies que costumam ser plantadas são: nativas: ubaia, araticum do brejo, oiticica, pitomba, ingá, cajá, bacupari, jucá, ipê (roxo, amarelo e rosa), caju, pitanga, acerola, banana. Além de fruteiras que não são nativas: sapoti, limão, mamão, tangerina, abricó-de-macaco e legumes, como a macaxeira, o milho e tomate. Eles conseguiram as mudas através de doação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Parque do Cocó.

No sábado, 16, a ação terá início 8 horas da manhã, no Campo do Novo, bairro Novo Maracanaú.

Perguntado sobre a possibilidade de o projeto ir para outras cidades, Rodrigo comenta: “é urgente que a gente plante nas cidades, para amenizar a temperatura e oferecer frutas nos espaços públicos, além de gerar, depois das árvores crescidas, espaços de convivência, de lazer, de apresentações culturais. É uma iniciativa que tem tudo para se desdobrar em outras praças de Maracanaú (é o que queremos), bem como em outras cidades”.

Além dos plantios, a iniciativa é complementada com a realização de um seminário e com a produção da Revista Rasura, que está em sua terceira edição. “Nosso propósito é gerar coletivamente reflexão crítica sobre as temáticas em torno do plantio de frutas (educação ambiental, democracia direta, participação popular, hortas urbanas…) e difundi-las a partir de novas mídias”.

As outras edições da revista podem ser acessadas aqui


Bosques da Cultura é uma iniciativa do Comitê de Cultura de Maracanaú e do Coletivo Tembiú, em parceria com a Frente Revolucionária Maracanauense, a Maloka Ancestralidades, a Associação dos Moradores do Novo Maracanaú, o Instituto Asas e Raízes, o SUPREMA (Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú), a CONFETRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil) e o Cine Broca.

Serviço


Plantio de mudas de plantas em bairros de Maracanaú
Onde: No Campo da Olaria, sexta. E no Campo do Novo Maracanaú, no sábado
Horas: 8 horas da manhã
Serviço Gratuito
Maiores informações: @comitedeculturademaracanau/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

maracanaú; plantas; cultura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar