Participamos do

Forte chuva alaga avenidas e prejudica voos em Juazeiro

09:09 | Fev. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Chuva que alcançou um terço do Ceará nesta quarta-feira,7, chegou com mais força em Juazeiro do Norte e municípios vizinhos, como Crato e Barbalha. Avenidas, rodovias, automóveis e casas ficaram alagados em boa parte do dia, e dois aviões comerciais tiveram que cancelar pouso no Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes. Segundo a prefeitura, já se planeja intervenções para "enfrentar" as "dificuldades durante a quadra invernosa".

A avenida Padre Cícero, uma das principais da região e de ligação entre Juazeiro e Crato, e a Rodovia CE-292 foram inundadas pela chuva, que durou cerca de três horas. Carros, motos e até ônibus chegaram a ficar ilhados na região, bem como em bairros próximos a avenida Leão Sampaio, como no bairro Lagoa Seca, em trânsito durante horários de pico. Populares culpam o sistema de drenagem e a falta de senamento adequado na região. Em algumas localidades, 

Durante as pancadas de chuva, dois aviões comerciais oriundos de Recife teriam sido impedidos de pousar no Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, sendo forçados a se direcionar para o aeroporto de Petrolina, em Pernambuco. Um outro avião, com origem em Fortaleza, teria enfrentando dificuldades para pouso pelas nuvens carregadas, precisando sobrevoar o aeroporto de Juazeiro do Norte por alguns minutos até conseguir permissão para pouso. Até a publicação desta matéria, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não se manifestou sobre o ocorrido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Prefeitura planeja intervenções

[FOTO2]Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) informa que a "Operação Inverno" está sendo planejada desde outubro de 2017, "pensando nas dificuldades que Juazeiro do Norte enfrenta durante a quadra invernosa", tendo sido iniciada em janeiro, "quando iniciou o período de chuvas na região". "Os preparativos ocorrem no propósito de atenuar os problemas através de soluções paliativas. Bairros receberam serviços de terraplanagem e em alguns pontos foram feitos desobstrução de bueiros, canaletas e boca de lobo", diz a nota. As medidas paliativas, ainda conforme a Secretaria, devem "continuar na cidade até o período invernoso".

O prefeito Arnon Bezerra (PTB), de acordo com a gestão, está "percorrendo a cidade" para mapear pontos afetados pela chuva e se mantém "em contato com instituições financeiras internacionais para o custeio da drenagem de Juazeiro do Norte" e que um futuro acerto será levado para o legislativo.

 

Confira vídeo: 

[VIDEO1] 

Com informações de Amaury Alencar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente