Participamos do

Penitenciária de Juazeiro do Norte recebe body scanner

A próxima unidade a receber a tecnologia, até o fim do mês, será a Penitenciária Industrial Regional de Sobral
09:32 | Jun. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) instalou, nesta semana, body scanner na na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte, a 493, 4 km de Fortaleza. A unidade é a primeira do Interior do Ceará a receber o equipamento, que auxilia a vistoria de visitantes dos presos.

Os body scanners, adquiridos recentemente pela secretaria, também estão em funcionamento no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). A próxima unidade a receber a tecnologia, até o fim do mês, será a Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS).

Depois, mais um body scanner será encaminhado ao Centro de Execução Penal e Integração Social (Cepis), previsto para ser inaugurado nos próximos meses. O investimento total é de de R$ 2,5 milhões oriundos do Governo Federal com contrapartida estadual.

''Os scanners corporais são de grande importância para conseguirmos reduzir a entrada de ilícitos nas unidades prisionais. Eles aliam tecnologia, segurança e respeito ao visitante, itens que são fundamentais à humanização do sistema penitenciário”, disse o secretário da Justiça, Hélio Leitão.

De acordo com a Sejus, os body scanners reduzem o tempo médio de vistoria pessoal de 12 minutos para apenas 10 segundos, possibilitando a identificação de objetos ilícitos em roupas ou no corpo das visitas, tais como armas, drogas, aparelhos de telefone celular e chips de telefone.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente