Campanha contra Poliomielite tem baixa adesão em Juazeiro do Norte

A rádio CBN Cariri entrevistou a coordenadora de imunização da Pasta, Ana Luiza Leite, que falou sobre a situação e os motivos da baixa adesão

Com apenas três dias para o fim da campanha de vacinação contra a Poliomielite em Juazeiro do Norte, a Secretaria de Saúde do município tem intensificado as ações de imunização nas escolas. Apenas 55% das crianças de 1 a 4 anos da região foram vacinadas.

A meta do Ministério da Saúde é que, em todo o Brasil, 95% desse público seja imunizado. A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Ana Luiza Leite, explicou que o problema da baixa adesão ocorre em todo País.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Nós estamos bem distantes de chegar a essa meta que é colocada pelo MS [95%]. E a gente conseguiu subir esse percentual através da busca ativa nas escolas e nas creches, que é onde a gente está encontrando ainda muitas crianças que não tomaram a vacina da poliomielite”, explicou em entrevista ao repórter Gulherme Carvalho, da rádio CBN Cariri.

Segundo a coordenadora, os pais têm sido um dos fatores que dificultam a imunização, pois há casos até mesmo em que se negam a levar os filhos aos locais de vacinação. "Infelizmente, a gente tem que pontuar a falta de compromisso e de interesse dos pais em levar as crianças, pode se dizer que uns 30% se recusam. Mães e pais dizendo ‘não vou levar meu filho para vacinar’.”

De acordo com a Ana Luiza, houve momentos em que mesmo os profissionais indo até às casas, os pais se recusaram a aceitar a vacina. “Não é falta de imunobiológico. Nós temos o imunobiológico tanto da poliomielite como das outras. Mas é, de certa forma, falta de interesse”, lamentou.

A vacinação pode ser feita em pelo menos 12 unidades de saúde de Juazeiro do Norte. Há também o Centro de Dermatologia e Doenças Infecciosas e outros pontos de imuniação na cidade.

“Convidamos todos os pais que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação, que não vacinaram contra a poliomielite, para trazerem seus filhos, entre 1 e 4 anos de idade, a um ponto de vacinação. É o único meio de prevenir a poliomielite. Tendo em vista que não existe tratamento para a doença. A forma de prevenção é através da imunização. Essas crianças têm que ser imunizadas”, acrescentou. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação poliomielite juazeiro do norte imunização vacinação Juazeiro do Norte Cariri Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar