Participamos do

Réveillon de Jericoacoara terá plano operacional para evitar impacto ambiental

23:11 | Ago. 03, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Réveillon de Jericoacoara, que começará 27 de dezembro e irá até o dia 2 de janeiro, terá um plano operacional visando a redução nos impactos ambientais, garantindo a destinação correta de 100% dos resíduos gerados. Com a estimativa de movimentar R$ 15 milhões na economia, o evento foi pensado para não consumir nenhum dos recursos naturais da cidade e contará com a integração da comunidade e organizadorares.
 
“Nossa preocupação é cuidar de Jericoacoara para que as características paradisíacas do balneário permaneçam intactas. Queremos proporcionar experiências únicas ao público, sem esquecer que o atrativo principal de Jeri é e continuará sendo a natureza exuberante”, conta Maurício Marques, diretor geral da Samba, agência responsável pela produção do Réveillon em parceria com a Je Suis Jeri. 

A campanha de conscientização ambiental inclui a divulgação de um guia online ao público contendo dicas para curtir os dias de festa, respeitando o meio ambiente e a comunidade local. A organização da John John Rocks Jeri 2019 assumiu o compromisso de não distribuir canudos de plástico durante todos os dias das festas e realizará o desafio “ Chega de Canudos Plásticos”, que deverá ser lançado nas redes sociais dos artistas e influenciadores.
 
Todo material que for consumido pelo público será recolhido, separado e encaminhado para a compactação na Usina de Reciclagem, gerenciada pela Cooperativa de Catadores de Jericoacoara. Esse processo é praticado desde 2014, seguindo orientações do Sistema de Gestão de Resíduos (SGR) que é desenvolvida pela Recicleiros, uma organização que há dez anos dedica o desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos no País.

Diariamente ao final de cada festa será feita a limpeza de todo o local e da praça central de Jericoacoara. Telões que farão a transmissão ao vivo das atrações serão espalhados no centro de Jeri para não deixar ninguém ficar de fora da festa. O John John Rocks 2019 também apoia e divulgará as iniciativas da associação “Eu Amo Jeri”, promovida por empresário e “Abrace Jeri” da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.

Infraestrutura
 
A Arena John John contará com uma estrutura própria de energia, água e esgoto, garantido a manutenção da infraestrutura local e a autossuficiência do evento. Seis unidade de geradores de energia móveis e ultra silenciosos serão usadas, e a água de reuso será transportada por um caminhão tanque. Os banheiros contarão com bolsões de lona para o correto armazenamento de água limpa e própria para o escoamento de esgoto, que deverá ser encaminhado para estação de tratamento de Jijoca.

Mão de obra local

Foi realizado um treinamento da mão de obra local que atuará no evento, sob o comando do chef Julio Pirinetto. Ele ficará responsável pela orientação de 120 garçons que irão trabalhar na festa.

“Levamos uma equipe especializada até Jeri para capacitar os profissionais com, por exemplo, técnicas de atendimento e a importância do consumo responsável de álcool – sempre oferecendo água ao público. Aprendizados que posteriormente podem ser utilizados para conseguir empregos no setor hoteleiro e de restaurantes. Dessa forma, também proporcionamos atendimento de grande qualidade ao público que frequentar Jeri no final do ano”, contou o chef. 
 
A programação da semana de ano novo está sendo desenvolvida em parceria com órgão de fiscalização responsáveis, com intuito de diminuir impactos negativos e proporcionar um legado positivo para o meio ambiente e a comunidade local.
 
Organização do evento
 
O Réveillon será patrocinado pela marca internacional da grife John John e a produção e a produção do evento será executada pela agência Samba Marketing Ao Vivo.  
 
Os empresários Julio Pierinetto e Joca Guarim realizaram as três primeiras edições do Réveillon de Jeri. Desde 2014, eles atuam em parceria com a comunidade local em apoio às questões de preservação do meio ambiente e na gestão de resíduos da região, contribuindo com o aperfeiçoamento da primeira e única cooperativa de reciclagem de Jericoacoara.
 
A John John Rocks Jeri 2019 espera promover um  impacto positivo, aproveitando a mobilização do público e de artistas para realizar a conscientização e a transformação do evento em um marco nas festas sustentáveis.

Serviço:
 
Réveillon John John Rocks Jeri 2019 
 
Quando: 27, 28, 29, 30, 31/12 e 2/1/2019.

Onde: Arena John John, em Jericoacoara - CE  
        
Ingressos à venda em www.ingresse.com
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente