Participamos do

Demolição de base de monumento para construção de posto de saúde gera polêmica em Jaguaribe

12:01 | Nov. 12, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A demolição da base do Cruzeiro, um monumento considerado histórico pela população de Jaguaribe (distante 188,4 km de Fortaleza), tem causado críticas entre moradores do Município. Localizado na entrada de Jaguaribe, no bairro de mesmo nome, o Cruzeiro tinha sido erguido há mais de 100 anos na Cidade, segundo um morador que preferiu não se identificar.

O morador relatou ao O POVO Online que o clima na Cidade é de "revolta". "É uma monumento que está na Cidade há muito tempo. Não tem o menor fundamento tirar ele de onde estava", afirmou.
 
De acordo com a Prefeitura de Jaguaribe, a propriedade onde o Cruzeiro estava é particular, e o dono do terreno concedeu lotes de terra que compreendiam a área do monumento. A base, segundo a Prefeitura, precisou ser removida para dar início à construção de uma unidade de saúde. 
[FOTO2]
A cruz de madeira que ficava no local havia sido quebrada há cerca de quatro meses em um acidente. O que restava era apenas um alicerce de pedra, que começou a ser removido na semana passada, segundo a gestão municipal. Mas o morador rebate: "A cruz ia ser recolocada. Não precisava tirar a base. O terreno é grande, tem muito espaço para construir o posto".

Ainda segundo a Prefeitura, o posto de saúde para o bairro Cruzeiro estava previsto desde 2014 e se tornou uma necessidade para os moradores. Em nota enviada ao O POVO Online, é informado pelo Município que atualmente quem precisa de atendimento se dirige à Unidade Básica de Saúde (UBS) de um bairro vizinho, o que resulta em superlotação. "De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a UBS deve atender em média 3.000 pessoas e hoje atende mais de 4.000", diz o texto. 

O morador ouvido pelo O POVO Online frisou que a questão "não é ser contra a construção do posto de saúde", é de derrubar exatamente onde estava o Cruzeiro: "O lote é imenso", reforça ele. 
 
Realocação do Cruzeiro  

Um novo Cruzeiro será construído, segundo a Prefeitura de Jaguaribe. A nova construção manterá em sua base os componentes da original, com a cruz restaurada. Em reunião entre secretários do Município, construtora, engenheiro e líderes religiosos do Município, foi recomendada a realocação do monumento para a calçada da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. 

A nota enviada pela Prefeitura ainda diz que a população foi convidada a apresentar um projeto de onde poderia ficar o novo Cruzeiro. "A construção do novo Cruzeiro será feita de imediato, assim que a comunidade apresentar o projeto. Caso não seja apresentado, a Prefeitura se responsabilizará em fazê-lo".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente