Participamos do

Cearense é vencedor de concurso cultural do Consulado Britânico

Romário Soares é graduado em Gestão Pública e estudante de Pedagogia e Ciências Biológicas. Diz que pretende, futuramente, fazer doutorado na área de Educação
18:40 | Nov. 14, 2018
Autor Israel Gomes
Foto do autor
Israel Gomes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O cearense Romário Soares Barbosa, de 24 anos, assistiu nesta terça-feira, 13, ao Prêmio Newton 2018, em Brasília. Ele foi vencedor do concurso cultural "Apaixonado por Ciência", ação conjunta entre Brasil e Reino Unido, com objetivo de incentivar a Ciência e a Tecnologia.
 
Além da viagem para acompanhar a premiação, ele ganhou o direito de exibir seus projetos aos cientistas presentes no evento. 
 
Morador de Jaguaribe, a 293,6 quilômetros de Fortaleza, Romário Soares é graduado em Gestão Pública e estuda Pedagogia e Ciências Biológicas. Durante o Ensino Médio, o cearense foi bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq, após vencer competição na categoria de Ciências Biológicas, na Universidade de São Paulo (USP). 
 
Ele ainda dedicou três anos à criação de projetos socioambientais, expostos em feiras de ciências espalhadas pelo Brasil. "A partir destes projetos, me tornei um amante das políticas públicas educacionais", disse o estudante, acrescentando que pretende fazer doutorado na área da Educação.
 
Ativista do Movimento Acredito, de renovação política, do Mapa Educação e do Greenpeace, Romário Soares atuou, durante alguns anos, como Coordenador Regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).
 
O engajamento com as políticas de educação foram incentivadas por Marta Luciana, uma de suas professoras no Ensino Médio. "Foi a pessoa que me instigou a ler, pesquisar, desenvolver ciência. É uma grande inspiração", completou Romário, lamentando o falecimento da docente, há dois anos.
 
Prêmio Newton 2018
O Prêmio Newton tem o intuito de "reconhecer e celebrar pesquisas e inovações" que sejam capazes de contribuir com o desenvolvimento social e econômico dos 16 países parceiros do Fundo Newton, investimento do Governo do Reino Unido de £ 735 milhões até 2021, o que equivale, a cerca de R$ 3 bilhões. 
 
Em 2018, cinco projetos serão escolhidos. Cada país receberá uma premiação no valor máximo de 200 mil libras, que equivalem a aproximadamente R$ 1 milhão. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente