PUBLICIDADE
Notícias

Antiga capela de jesuítas é restaurada em Itapiúna

O trabalho foi realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan). O órgão estima que a igreja tenha pelo menos 275 anos

20:16 | 17/08/2015

A capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada no distrito de Itans, em Itapiúna (a 110 km de Fortaleza), foi reinau- gurada no último sábado, 15, após restauro realizado pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) no Ceará. O órgão estima que o equipamento tenha sido construído há pelo menos 275 anos por jesuítas portugueses que buscavam catequizar índios que habitavam a região. O restauro durou cinco meses e teve custo de R$ 265 mil.

“Em termos artísticos, é uma capela que denota certa erudição no traço. Ela guarda ainda uma característica muito peculiar, que é a existência de um alpendre. O local era destinado à catequese”, detalha o arquiteto Ramiro Teles, autor do projeto de restauro. Segundo ele, este é o único templo do Ceará que ainda mantém alpendre. A estrutura foi uma dos espaços que passou por restauro, já que um antigo pároco havia fechado o espaço na década de 1990, descaracterizando a forma original.

O vigário também demoliu paredes laterais da capela-mor e removeu forro com pinturas sacras. Algumas das pranchas pintadas foram guardadas pela comunidade.

De acordo com o Iphan, o restauro respeitou as técnicas da construção tradicional. Antes da reforma, foram realizados estudos arqueológicos no terreno, revelando que algumas pessoas haviam sido sepultadas no chão da capela. A prática era comum até o final do século XIX e já foi observado em várias outros templos do País.

Os estudos preliminares também revelaram um piso em campas de madeiras e artefatos históricos, como faianças (espécie de cerâmica) portuguesas e louças de origem britânica. O dinheiro usado no restauro da capela foi proveniente de uma multa aplicada pela Iphan por desrespeito ao patrimônio histórico.  

 

Valor histórico
Para Ramiro Teles, a restauração da capela e os estudos arqueológicos podem dar visibilidade ao local e atrair urismo religioso e científico ao local. “É uma comunidade isolada, pobre, mas que tem um verdadeiro tesouro”, resume o arquiteto. Na opinião do arquiteto, foi justamente esse isolamento que pode ter garantido a preservação do equipamento por tantos anos.

O distrito de Itans é localizado a cerca de 6 km da sede do município de Itapiúna. Para ter acesso ao local, o visitante precisa trafegar por uma estrada carroçável. A capela está implantada em meio a quadrilátero de casas. Os moradores da localidade vivem, em sua maioria, da agricultura familiar. A região fica próxima ao vale do rio Choró.

 

Redação O POVO Online 

TAGS