Participamos do

Equipamento com raio-X entra em operação na CPPL IV neste sábado

19:05 | Out. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), no município de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, começa a operar o equipamento chamado de body scanners que vai substituir, a partir deste sábado, 25, as revistas manuais.

O equipamento emite feixes de raio-X que inspeciona o corpo humano identificando a presença de possíveis objetos ilícitos que possam ser colocados nas roupas ou no corpo das visitas, tais como armas, drogas, aparelhos de telefone celular e chips de telefone.

A medida, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), vai reduzir de 12 minutos para 10 segundos o tempo de revista. A implementação do sistema cumpre portaria da Sejus 723/2014, publicada no último dia 21 de agosto no Diário Oficial do Estado, que determina o fim da revista íntima, respeitando o princípio da integridade da pessoa, garantido constitucionalmente.

Esta é a sexta grande unidade prisional do Estado a receber o equipamento que implanta a revista eletrônica na entrada das unidades.

Estão em funcionamento os body scanneres do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), todos em Itaitinga, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, e da Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, na Caucaia.

De acordo com a Sejus, a Unidade Penal Luciano Andrade Lima (Itaitinga I) será a próxima unidade a receber o equipamento.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente