Participamos do

Irauçuba registra terremoto de magnitude 2.7

Abalo sísmico aconteceu na noite da última quarta-feira, 23, e foi o quarto do Ceará em 2018
15:51 | Mai. 24, 2018
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Um terremoto foi registrado no município de Irauçuba, a 152 quilômetros (km) de Fortaleza, às 21h08min da última quarta-feira, 23. O abalo atingiu a magnitude 2.7 pela Escala Richter, de acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Esse é o quarto terremoto registrado no Ceará em 2018. Ninguém se feriu e não houve danos estruturais. 

O tremor durou apenas alguns segundos e atingiu 6 comunidades de Irauçuba, deixando os moradores de Passarinho, São José, Coité, Juá, Missi, Cajazeiras e Poço da Onça assustados. O abalo sísmico também foi sentido na comunidade de Aracatiaçu, em Sobral. As informações são do chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão. 
[SAIBAMAIS]
De acordo com Brandão, o Ceará é uma região sísmica, isto é, propensa a sofrer tremores de terra. Este é o quarto abalo sísmico sentido no Estado este ano. O primeiro aconteceu em março, no Brejo Santo (magnitude 2.0), seguido de Santana do Acaraú (magnitude 2.0), em abril, e Palhano (magnitude 2.8), em maio. Ao todo, a Defesa Civil do Ceará já registrou terremotos de variadas magnitudes em 52 municípios do Ceará (desde 1807).  

A Defesa Civil pretende, ainda no mês de maio, realizar palestras e distribuir cartilhas em escolas das comunidades de Coité e Missi (lugares mais atingidos pelos tremores) para preparar os moradores para próximos terremotos. 

Numa situação de abalo sísmico, a Defesa Civil recomenda que a pessoa tente não agir em pânico. Se estiver dentro de casa, o ideal é que se retire de maneira ordenada, sem correria. Para pessoas que moram em locais com recorrência de tremores, o ideal é construir uma casa cujo espaçamento entre ripas seja igual ou inferior a 25 centímetros (cm), para que as telhas fiquem firmes. 
[FOTO2]
O último terremoto registrado em Irauçuba aconteceu em dezembro de 2015, de magnitude 3.8. 
 
Escala Richter
Desenvolvida em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter representa a energia sísmica liberada durante um terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente