Participamos do

Local dos principais açudes, região jaguaribana registra as maiores chuvas no Ceará

Iracema teve a maior chuva do período, com 112 milímetros. Região do Sertão Central e Inhamuns também foi palco de boas precipitações entre ontem e hoje
09:38 | Abr. 13, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[VIDEO1]Entre as 7 horas desta quinta-feira, 12, e o mesmo horário desta sexta-feira, 13, choveu forte na região do Jaguaribe, bacia onde estão localizados os maiores e mais importantes açudes cearenses, Castanhão e Orós. Iracema registrou a maior precipitação do período, com 112 milímetros (mm). Milhã, no Sertão Central e Inhamuns marcou 109 mm. Essas duas regiões sertanejas são as que mais sofrem com a estiagem e também registraram boas chuvas.

Pelo sexto dia seguido, o Ceará teve chuvas acima de 100 milímetros, desta vez em  quatro municípios. Ererê e Russas, também localizados na região jaguaribana completam esta lista, ambos com 103 milímetros. Na cidade de Orós, onde fica o segundo maior açude do Ceará de mesmo nome, caíram 67.6 milímetros de água. Dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos indicam que choveu em 126 municípios entre quinta e sexta.
[FOTO1]
Ainda na região do Sertão Central, Quixeramobim também se destacou e teve precipitação de 78 milímetros. Nessa localidade, os reservatórios de água são os que estão mais secos e esta leva de boas chuvas do mês de abril pode amenizar o panorama. Dez municípios desta região marcaram chuva acima de 50 milímetros, considerando ainda Milhã (109 milímetros).
[SAIBAMAIS]
A previsão do tempo para esta sexta-feira indica que, no decorrer do dia, o céu vai estar nublado e terá chuva na região jaguaribana e no Centro-Sul. Nas demais áreas, nebulosidade variável com períodos de chuva. Até as 9h45min, a Funceme registrou 224 postos com chuva de 233 informados.

 
Confira os 10 postos pluviométricos com as maiores chuvas:
(213 postos com chuva de 219 informados)

Iracema (Posto: Canafistula) : 112.0 mm

Milhã (Posto: Carnaubinha) : 109.0 mm

Ererê (Posto: São João) : 107.0 mm

Iracema (Posto: Iracema) : 103.0 mm

Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 103.0 mm

Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 100.0 mm

Umari (Posto: Umari) : 87.0 mm

Iracema (Posto: Bastioes) : 87.0 mm

Ipaumirim (Posto: Canauna) : 86.0 mm

Aracati (Posto: Aracati) : 84.8 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente