Participamos do

Chove em 110 municípios cearenses em 24 horas; Ipaumirim tem a maior chuva

As precipitações foram registradas entre as 7 horas da manhã de domingo, 23, e o mesmo horário desta segunda-feira, 24, conforme a Funceme
16:15 | Dez. 24, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Entre as 7 horas da manhã de domingo, 23, e o mesmo horário desta segunda-feira, 24, choveu em 120 municípios cearenses, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
 
Os locais que registraram as maiores precipitações foram Ipaumirim e Crato, com 125,2 milímetros (mm) e 108 mm, respectivamente. Em Fortaleza, foi registrado 30 mm. Em Jijoca de Jericoacoara foram 104 mm. Conforme O POVO Online mostou no último domingo, as chuvas intensas causaram estragos na cidade. Também na região litorânea, Icapuí teve 90 mm. 

 
[VIDEO1] 
Para esta véspera de Natal, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas no Sertão Central e Inhamuns, na região Jaguaribana, Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. No Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza, há possibilidade de precipitações isoladas.
 
Para a terça-feira, 25, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Litoral e na Ibiapaba.
 
Confira as maiores precipitações no Estado nas últimas 24 horas
 
Ipaumirim - 125.2 mm
Crato (posto Lameiro) - 108 mm
Jijoca de Jericoacoara - 104 mm
Crato (posto Crato) - 102 mm
Icapuí - 90 mm
Farias Brito - 83 mm
Ipaumirim - 80 mm
Juazeiro do Norte - 78 mm
Barbalha - 72 mm
Assaré - 70 mm
 
*Dados extraídos pela Funceme às 14h05min desta segunda-feira, 24
 
O cenário é resultado da maior influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O primeiro sistema é o principal responsável pelas chuvas durante os meses de maiores precipitações no Ceará, entre fevereiro e maio. A ZCIT e o VCAN são indutores de chuvas, o que explica a nebulosidade do domingo. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente