Participamos do

Cariri registra chuvas nesta madrugada; Ipaumirim tem maior volume

A Funceme prevê, para esta quinta-feira, 9, chuvas isoladas no Noroeste do Estado, Maciço de Baturité, no Sertão Central e no Sul do Ceará
13:17 | Nov. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Choveu em nove municípios cearenses, na região do Cariri, entre as 7 horas desta quarta-feira,8, até as 7 horas desta quinta-feira, 9, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior volume de chuva foi registrado no posto Santo Antônio, na cidade de Ipaumirim, com 21 milímetros.

A Funceme aponta que as chuvas foram ocasionadas pela influência de um sistema frontal no sul do Nordeste, que permitiu a formação de áreas de instabilidades atmosféricas. Além de Ipaumirim, os volumes de chuvas mais significativos nessa madrugada foram anotados em Abaiara (10mm), Crato (8mm), Barbalha (7,8mm), Aurora (3,5mm) e Missão Velha (3,5mm).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As imagens do satélite GOES-13, utilizado pela fundação, mostram nuvens sobre o Ceará, principalmente no oeste e no sul do estado. A proximidade do Sistema Frontal vem sendo observada nos últimos dias, conforme a Funceme.

As precipitações dessas últimas 24 horas, na região do Cariri, são comuns nesta época do ano, segundo a Funceme. Durante a pré-estação chuvosa, entre dezembro e janeiro de 2018, há possibilidade de formação de uma La Niña fraca, conforme publicado pelo O POVO na semana passada. O fenômeno deve ser insuficiente para interferir na estação chuvosa do próximo ano, que se iniciará em fevereiro .

Tempo
A Funceme prevê, para esta quinta-feira, 9, chuvas isoladas no Noroeste do Estado, Maciço de Baturité, no Sertão Central e no Sul do Ceará. Nas demais áreas, o céu deve ficar entre parcialmente nublado e claro; com chuvas isoladas no sul do estado à noite.

Em nota, a Funceme informa que o sistema frontal que trouxe chuvas para o Cariri tende a se afastar mais para o oceano, mas ainda há possibilidade de chuva isolada nessa região. Nas demais áreas, a previsão para esta sexta-feira, 10, é de céu entre parcialmente nublado e claro.

Em Fortaleza, a previsão para esta quinta-feira, 9, também é de céu entre parcialmente nublado e claro. A condição deve continuar durante a madrugada desta sexta-feira, 10, mas no decorrer do dia o céu deve ficar com poucas nuvens na capital cearense.

Redação O POVO Online, com informações da Funceme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente