Bombeiros debelam incêndio em lixão no município de Independência

O incêndio foi totalmente controlado por volta das 2 horas da madrugada de sábado, 24, mas iniciou no fim da noite de sexta

Um incêndio foi registrado no fim da noite desta sexta-feira, 23, em um lixão na cidade de Independência, na região do Sertão de Crateús e foi controlado na madrugada de sábado, 24. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), os agentes foram acionados ainda na sexta e, por volta das 2 horas da manhã de sábado, o incêndio estava totalmente controlado. Ninguém ficou ferido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo iniciou na região de mata e atingiu o aterro sanitário do município de Independência, localizado na zona rural. Parte das chamas estaria se alastrando para a zona urbana. Havia muita fumaça na região próxima ao foco de incêndio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com as informações do tenente-coronel Homero Catunda, foi realizado um trabalho de ataque direto ao foco do incêndio florestal. Com o uso de um trator e uma retroescavadeira, os Bombeiros eliminaram uma faixa de vegetação a fim de evitar que o fogo se alastrasse pela mata. O fogo foi contido e o incêndio florestal, neutralizado.

LEIA MAIS| Vídeos: incêndio devasta extensa área de mata na serra de Itapipoca

Ainda de acordo com os Bombeiros, por conta da posição do vento e da fumaça produzida pelo fogo, foi necessário o uso do equipamento de proteção respiratória autônoma (Epra), que são as máscaras de respiração. Foi utilizada a viatura auto bomba tanque e salvamento (ABTS 02) para debelar o incêndio e concluir o rescaldo. Além dela, foram usadas ainda mangueiras e esguicho de vazão. A guarnição contou com o apoio do reforço operacional de outra viatura.

Focos de Incêndio


Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, no ano passado, foram registrados 3.979 focos de incêndio em todo Ceará. Em comparação ao ano de 2019, quando tiveram 4.304 focos, houve uma redução de 8% no número de queimadas.

Fatores climáticos como a grande quantidade de ventos associada à ausência de chuvas causam algumas ocorrências de incêndio no segundo semestre. O solo e a vegetação se tornam mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação humana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio em lixão incendio em área de mata

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar