Participamos do

Prefeitura de Iguatu retira cabines de desinfecção para combate à Covid-19 do município

A decisão seguiu recomendação do Ministério Público; órgãos de segurança sanitária já haviam se posicionado contra a eficácia do equipamento

A Prefeitura de Iguatu, município cearense localizado a 360 quilômetros de Fortaleza, decidiu retirar as cabines de desinfecção do município. A determinação foi tomada após recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O órgão argumentou a falta de evidências científicas que comprovem a eficácia do equipamento no combate ao novo coronavírus.

A medida tomada pelo MPCE se baseou, entre outros elementos, na Nota Técnica 51/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que orienta a sociedade sobre o uso dessas cabines. Um dos argumentos usados pelo órgão é a grande diversidade de produtos empregados para a higienização, sendo alguns deles danosos à saúde humana.

A gestão municipal de Iguatu, por exemplo, firmou um contrato para a aquisição de quaternário de amônio — produto que pode causar irritação na pele e em vias respiratórias, segundo a Anvisa. A recomendação para esses produtos é que sejam aplicados sobre objetos e superfícies, mas não em pessoas, como foi proposto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota divulgada no mês passado, o Conselho Federal de Medicina também aconselhou que as cabines não fossem usadas para pessoas. Além dos possíveis danos, a instituição destacou que o procedimento pode passar uma falsa sensação de segurança, levando-os a negligenciar práticas comuns, como a lavagem das mãos.

O MPCE recomendou, ainda, que a Prefeitura Municipal não instalasse mais cabines de desinfecção na cidade, assim como declarasse nulo contratos em andamento. Em resposta ao órgão, a Prefeitura de Iguatu disse que não pretendia instalar outras cabines na cidade e todos os contratos firmados já foram concluídos.

O município de Iguatu registrou 22 mortes e 566 casos do novo coronavírus, de acordo com atualização do IntegraSUS, ferramenta da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). No dia 10 deste mês, a Prefeitura inaugurou 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Iguatu. No total, a cidade passou a contar com disponibilidade de 20 leitos, de acordo com nota emitida pelo órgão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar