Participamos do

Após morte de estudante, associações dizem que não há rituais de magia negra na Umbanda

A União Espírita Cearense de Umbanda/Uecum, integrantes da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde/Renafro-Ceará e o Coletivo Cultural de Matriz Africana divulgaram notas de repúdio
10:02 | Mai. 25, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

As entidades e coletivos relacionados à Umbanda repudiaram o crime que vitimou Jheyenderson de Oliveira Xavier, conhecido como Jhey Oliveira, e desvincularam a prática de magia negra com as práticas do culto da Umbanda. As notas foram divulgadas nesta quinta-feira, 24. O estudante e militante estava desaparecido há cinco dias e teve o corpo encontrado enterrado na zona rural de Iguatu. A Polícia Civil investiga se o crime é vinculado a um suposto ritual de magia negra.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acusados pelo crime, Gleudson Dantas Barros, de 29 anos, e Roberto Alves da Silva, de 40 anos, foram presos. A delegacia Regional de Iguatu, responsável pelas investigações, apura o motivo do crime e identificou mais três pessoas suspeitas da ação criminosa. A SSPDS confirmou a apreensão de uma arma de fogo e outra de brinquedo.  

Conforme Ogan Leno Farias, do Coletivo Cultural de Matriz Africana Ibilé, o suposto pai de santo acusado pelo crime, na verdade, seria é um "charlatão", que se apropriou do nome da cultura para extorquir pessoas e gerar medo. Eleo acusa também de divulgar o satanismo, que não tem relação com a Umbanda.

"Isso não condiz com nossas práticas ancestrais. Não reconhecemos práticas do mal. Temos relações com a natureza. A gente não tira a vida de ninguém. O que aconteceu com esse cara (Gledson) é que ele se aproveitou da falta de conhecimento das pessoas para tentar amedrontar e vilipendiar as pessoas", relatou.

[FOTO2]

Para Ogan, o homem é um falso pai de santo e ninguém o conhece no meio da Umbanda. Ele pede uma maior fiscalização no sentido de identificar os praticantes do charlatanismo. "Ele está usando da cultura do terreiro para roubar a nossa identidade. Se trata de uma pessoa insana e irresponsável, ela desconstrói uma luta de anos. É diferente, a proposta dele é satânica. Nós preservamos a água, a natureza, esse cara não faz parte do nosso povo", relatou.

A União Espírita Cearese de Umbanda/Uecum e integrantes da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e e Saúde/Renafro-Ceará, por meio de nota, informaram que não compactua com violações de túmulos, violação de cadáveres ou qualquer outro ritual que assim o faça. "Queremos ressaltar que nossos terreiros trabalham na promoção de saúde, tratamento espiritual e ancestral, que propicie qualidade de vida plena a nossos filhos, filhas, irmãos e irmãs e consulentes que nos procuram", divulgou.

A mãe Tecla de Oxossi informou que não iria entrar em detalhes para não fazer julgamentos precipitados, nas na religão não existe ritual de magia negra.

Polícia investiga suposto ritual de magia negra

[FOTO3] O delegado de Iguatu, Jerffison Pereira da Silva, responsável por colher os depoimentos dos dois suspeitos presos, explicou que um dos presos é conhecido como o pai de santo da cidade e que a residência onde Jhey teria sido morto é de um frequentador do terreiro, que também foi preso.

Jerffison disse que, além do crânio humano, foi encontrado um livro de magia negra. A mulher, de aproximadamente 90 anos, encontrada na casa, cega e sem movimento das pernas, é mãe do proprietário da casa. "Ela estava prostrada em uma rede, não enxergava, a higiene precária. A boa notícia é que deixamos ela com familiares que ficavam em outra casa", disse o delegado.

O pai de santo é conhecido na cidade há anos e que nunca houve reclamação contra ele por extorsão ou charlatanismo. Ele ainda disse que existem casas de umbamda espalhadas na cidade e que não existe nenhum tipo de fiscalização. Arescenta que a religião é livre e a Polícia não tem interesse em interferir na religiosidade das pessoas. "A não ser que tenham denúncias de extorsão ou que pessoas cometam crimes, como foi o que aconteceu", relatou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente